ALUNA EGRESSA DO PROFCIAMB É VENCEDORA DO PRÊMIO “PROFESSOR CIÊNCIA NA ESCOLA” DA FAPEAM

22 de dezembro de 2022

No primeiro semestre deste ano, a FAPEAM disponibilizou um edital para a Premiação CT&I para diversos profissionais em algumas áreas, entre elas, a categoria “Professor Ciência na Escola” destinada a professores do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio. Na categoria Professor de Biologia, a vencedora foi a egressa do PROFCIAMB, Ana Caroline Gomes de Lima. Emocionada com o prêmio, Ana Caroline destacou: “Tenho um grande sentimento de gratidão por ter meu trabalho como docente e pesquisadora reconhecido. Participo do Programa Ciência na Escola (PCE) desde 2017 e a FAPEAM tem tido um papel importantíssimo na formação de professores e incentivo à prática da ciência no ambiente escolar. Consequentemente, proporcionando motivação e conhecimento daqueles que são beneficiados. Só tenho a agradecer a todos que confiam em meu trabalho. Agradecer também ao PROFCIAMB por engrandecer minha formação docente.”

Comovida com o desempenho de Ana Caroline, a Professora Edilza Laray de Jesus, docente da UEAM e colaboradora do PROFCIAMB associada UFAM, registrou o orgulho da aluna: “É com o coração cheio de alegria que parabenizo a Ana Caroline, a Carol. Tive a grata satisfação de ser a sua orientadora e o percurso foi marcado por determinação, seriedade, muita disciplina e rigor científico. O prêmio PROFESSOR CIÊNCIA NA ESCOLA, de iniciativa da Fapeam é merecido. No Profciamb são necessários a dissertação e o produto didático para finalizar o curso. Além da riqueza teórica com autores nacionais e internacionais apresentados na dissertação, ressalto o aspecto didático do produto educacional e sua contribuição para o trabalho de professores/as da educação básica. Todo esse olhar da complexidade foi cuidadosamente traduzido para a linguagem escolar, por isso o trabalho também tem mérito! Caroline se constitui como pesquisadora, cientista e aprimora seu trabalho como educadora pautando-se na sustentabilidade no ambiente amazônico e estimulando o olhar cuidadoso para as aves. Caroline se constitui como pesquisadora, cientista e aprimora seu trabalho como educadora pautando-se na sustentabilidade no ambiente amazônico e estimulando o olhar cuidadoso para as aves. A partir da práxis proposta, não apenas o Mirante das Mangueiras de Tefé é lugar de aprendizagem e um espaço com potencial para a prática de ensino e interdisciplinaridade, mas o Amazonas, o Brasil e o Mundo também, porque seu trabalho tem o caráter da replicabilidade e está embasado na ética ambiental”, concluiu a orientadora.

Ana Caroline também foi co-orientada pela vice-coordenadora da Rede PROFCIAMB professora Katia Cavalcante.

Assessoria de Comunicação: Amanda Murgo