6 de abril de 2022
Capacitação online é voltada para professores da educação básica e profissionais que atuam em espaços não formais e/ou não escolares
Por Gustavo Cardoso
Iniciou no dia 22 de março a quarta edição do Curso on-line “Água como elemento interdisciplinar do ensino nas escolas”, oferecido pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP) no âmbito do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROF CIAMB).
A capacitação é uma parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e visa habilitar os participantes na criação e promoção de atividades de ensino e mobilização social, com enfoque no uso sustentável da água.
Colaboram com o oferecimento do curso as Universidades Federais do Amazonas (UFAM), do Pará (UFPA), de Sergipe (UFS), de Pernambuco (UFPE), do Paraná (UFPR) e de Brasília (UnB), além das Universidades Estaduais de Maringá (UEM) e de Feira de Santana (UEFS), que compõem a Rede PROFCIAMB. Além disso, ele conta ainda com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sendo ofertado de maneira gratuita e com carga horária de 80 horas.
Para esta nova edição, a formação passou por uma série de mudanças de conteúdo, identidade visual e metodologia, que visam aperfeiçoar a experiência dos alunos participantes. Para falar sobre as mudanças realizadas, trouxemos a designer instrucional Aldrei Galhardo, que coordenou o processo de reestruturação do curso. Confira a entrevista abaixo:
Quais foram as principais mudanças implementadas nesta nova edição do curso?
Aldrei: Essa formação foi adaptada de um curso anterior oferecido pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), que originalmente foi oferecido para jovens da educação básica. O convênio das universidades envolvidas fez adaptações para atender aos professores e profissionais que gostam do tema, com a primeira oferta ocorrendo em 2018.
Desde aquele tempo o curso vem passando por alguns ajustes e mudanças que haviam sido observadas pelos alunos das turmas 1 e 2 e nós propusemos um pequeno projeto com cronograma e fases para implementar as mudanças. Em termos de conteúdo e alterações, criamos uma identidade visual e um projeto gráfico próprios, uma nova cartilha, nova diagramação e revisão de conteúdo com leves intervenções.
Como essas mudanças irão melhorar a experiência do usuário?
Aldrei: Nós fizemos atualizações na sala virtual para a 4ª edição do curso e estamos com um segundo projeto de melhoria na acessibilidade para atender melhor a esses requisitos nesta quinta oferta. Além disso, fizemos uma repaginada no material a fim de manter a qualidade e dar uma nova roupagem ao curso. Para elaborar e executar estas novas mudanças, escutamos as avaliações dos tutores e alunos que participaram das últimas turmas da capacitação.
Como se apresenta a estrutura do curso? Aldrei: Tem conteúdo teórico, mas o curso é bem prático. O âmago dele não é medir se o participante assimilou o conteúdo, mas levar para prática de ensino os conhecimentos e aprofundar o que ele já sabe. Para isso, os alunos vão estudando o conteúdo e mais para o fim do curso, convidamos os participantes a montarem uma aula e produzirem um relatório final descrevendo o que fizeram e refletindo sobre os resultados obtidos. Nós melhoramos as comandas das atividades virtuais para nortear os usuários em um melhor aproveitamento da programação, com o foco de fazer com que eles criem um planejamento de ensino interessante e apliquem esses planos em seus ambientes de atuação. |
Também trabalhamos com fóruns interativos para eles relacionarem a teoria e prática do curso com outras fontes, como reportagens e alguns questionários. Além disso, o plano com o relatório contendo uma sequência didática deve ser aplicado em seus respectivos ambientes de trabalho, trazendo os resultados obtidos em sua aplicação.
Curso EaD oferece tutoria pedagógica aos alunos
A nova edição do curso “Água como elemento interdisciplinar do Ensino nas Escolas” terá duração até o dia 30 de junho de 2022 e os alunos poderão contar com o auxílio de tutores durante o processo de aprendizagem. Um desses tutores é a bióloga Junea Jesus Lisboa, que é mestranda em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Unifei) e atua na área de Saneamento e Recursos Hídricos. Como tutora, o papel de Junea é apoiar os alunos em suas dúvidas e questionamentos:
“O aluno poderá recorrer sempre ao seu tutor em caso de dúvidas e/ ou dificuldades. Pode também, caso precise, realizar reunião on-line (Síncrona) para transmissão de conteúdos ou esclarecimentos de dúvidas. É também papel do tutor observar os alunos que evadiram e entrar em contato com eles, a fim de verificar o motivo e incentivar a retornar ao curso”, afirma a bióloga.
Para acompanhar novidades e se inscrever nas próximas edições do curso, fique atento ao site Apolo da USP ou ao site do PROFCIAMB.
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