DOCUMENTÁRIO VIDAS E VOZES QUILOMBOLAS E SUAS RELAÇÕES COM O RIO LIVRAMENTO

22 de dezembro de 2022


Documentário VIDAS E VOZES QUILOMBOLAS E SUAS RELAÇÕES COM O RIO LIVRAMENTO é produto didático concluído na Rede Profciamb

 

Produto Educacional do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais – PROFCIAMB/ Polo Belém- PA. Esse documentário é parte integrante da dissertação de mestrado de Antônia Leonildes Lameira de Ataíde sob orientação do Prof . Dr Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva.

A História da humanidade revela que os rios foram responsáveis pela construção e desenvolvimento das primeiras grandes civilizações. O objetivo geral da pesquisa foi o de compreender os saberes locais da Comunidade Quilombola Nossa Senhora do Livramento e suas relações com o Rio Livramento. O produto educacional resultante da investigação foi um documentário denominado Vidas e Vozes Quilombolas e suas relações com o Rio Livramento para ser usado no ensino e aprendizagem das Ciências Ambientais. Dessa maneira se propõe que as relações da Comunidade Quilombola com o Rio Livramento . O documentário narra as vozes a partir das particularidades locais e das interpretações dos sujeitos da pesquisa, protagonistas de suas histórias.

Assessoria de Comunicação: Amanda Murgo