PROFCIAMB UFPE LANÇA PROCESSO SELETIVO 2022 PARA O MESTRADO

1 de outubro de 2021


A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais torna público o presente Edital e as normas do Processo Seletivo para Admissão do corpo discente ao referido mestrado profissional, para o semestre 2022.1, divulgado no Boletim Oficial da UFPE e nos endereços eletrônicos http://www.ufpe.br/profciamb e https://www.ufpe.br/propg.

Inscrição

Para o Curso de Mestrado em questão se exige ao candidato a graduação nos cursos de Licenciatura ou em Cursos de Graduação das áreas afins à área de avaliação das Ciências Ambientais (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES), realizados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) ou com a diplomação validada conforme item 2.1.1 do edital.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, através de informações e formulários hospedados no endereço eletrônico: www.ufpe.br/profciamb, entre os dias 01 a 22 de outubro de 2021.

São de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato as informações e a documentação por ele fornecidas para a inscrição, as quais não poderão ser alteradas ou complementadas, em nenhuma hipótese ou a qualquer título.

Vagas e Classificação

São disponibilizadas 16 vagas para o Curso de Mestrado ProfCiAmb, em que, prioritariamente, (Classe A) 10 vagas são destinadas para professores que têm vínculo institucional na rede pública de educação básica (federal, estadual e municipal); (Classe B) 02 vagas para líderes comunitários (projetos preferenciais a serem realizados no Sistema Agroflorestal Experimental, Centro de Biociências, UFPE), monitores e curadores de coleções científicas fixas ou móveis (museus, zoológicos, herbários, aquários, etc.); (Classe C) 02 vagas para professores que atuam na rede privada de ensino; e (Classe D) 02 vagas para Técnicos em Assuntos Educacionais (TAE – Técnico-Administrativos em Educação) da UFPE.

30% do total das vagas são para pessoas negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis) e pessoas com deficiência.

As vagas remanescentes de um classe serão destinadas a outras, e preenchidas por ordem de classificação (referente as notas).

Caso o estudante não se matricule no período designado, o candidato será considerado como desistente e a vaga ficará ociosa.

Havendo desistência de candidato aprovado/classificado, até o encerramento da matrícula, será convocado o candidato aprovado e não classificado, obedecida a ordem de classificação.

Das Disciplinas e Atividades Presenciais

As disciplinas e atividades presenciais ordinárias serão efetuadas as Quintas-Feiras das 08 horas às 17 horas, durante o semestre letivo, conforme calendário da PROPG/UFPE.

Cabe ao mestrando, por conta própria, solicitar dispensas e afastamentos de suas funções profissionais no dia da semana citado. A coordenação do mestrado emitirá comprovante de matrícula e declarações no limite do que a instituição promotora permite.

O candidato deverá também reservar um período semanal de no mínimo de quatro horas as reuniões de orientação, a serem combinadas diretamente com o Orientador(a).

Para mais informações acesse o Edital completo do Processo Seletivo: Edital_PROFCIAMB_UFPE_2022