SEMANA DO MEIO AMBIENTE: UMA OPORTUNIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO NAS ESCOLAS

9 de junho de 2022

Por Paula Penedo P. de Carvalho

Neste início de junho, está sendo comemorada no Brasil a Semana do Meio Ambiente. Criada com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância de proteger os recursos naturais do planeta, essa data visa também coincidir com o Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela ONU em 05 de junho de 1972, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em Estocolmo, na Suécia. Em 2022, a ONU escolheu o tema “Uma só Terra” para celebrar os 50 anos de criação da data, como uma lembrança de que esta é a única casa que temos e que, por isso, precisamos proteger e restaurar seus recursos.

Uma das formas de garantir que o cuidado com a natureza seja uma prática permanente é por meio da educação das gerações mais jovens, para as quais deixaremos este planeta. O PROFCIAMB, por ser um programa voltado ao ensino das ciências ambientais, tem em seu quadro discente professores da educação básica e profissionais que atuam em espaços não formais de ensino e que vêm promovendo com seus alunos diversas atividades de conscientização sobre o meio ambiente.

Vanice Conceição de Melo, que é professora na escola Ludgero Braga, em São Carlos, está desenvolvendo com sua turma do terceiro ano do ensino fundamental uma reflexão sobre a poluição dos rios e o descarte de resíduos sólidos. Além da conscientização ambiental, o objetivo da atividade, que a discente da associada USP já vem realizando há alguns anos, é levantar os conhecimentos prévios dos estudantes e favorecer a expressão oral por meio de uma roda de conversa sobre o que seria um rio limpo e um rio poluído.

“Os pontos de vista dos alunos são registrados na lousa e organizados em um cartaz, que fica exposto na sala. Em seguida, eles são convidados a fazer um desenho sobre como imaginam ser um rio poluído na cidade em que moram”, explica a educadora, relatando que a atividade também inclui pesquisas na internet para esclarecer dúvidas apresentadas por eles. “Os alunos contaram que perto de suas casas existe um córrego e que essa água vai para o rio que abastece a cidade, mas, como não sabiam qual era o nome do rio, nós aproveitamos para procurar na Wikipedia”, comenta.

Legenda: Imagens feitas pela professora Vanice Melo durante as atividades realizadas em 2021.

Após a investigação, as crianças voltaram a discutir o tema e, ao final da atividade, organizaram os comentários em dois cartazes, um amarelo, para o rio limpo e outro vermelho, para o poluído. “A sugestão de cores foi feita pela própria turma, remetendo a coloração do semáforo. O amarelo simboliza que pode passar com cuidado, ou seja, o rio está limpo, mas temos que ter cautela. Enquanto isso, o vermelho significa que não pode passar ou usar”, finalizou a educadora.

Outros exemplos de conscientização

A mestranda da associada UEM Graziele de Souza, que é diretora no CEMEI Pequeno Príncipe, no município paranaense de Rancho Alegre d’Oeste, tem promovido com as crianças seminários e atividades como limpeza do entorno onde vivem. Este ano, entre os temas debatidos, elas aprenderão sobre coleta seletiva, respeito à fauna e à flora, cuidado com animais, alimentação saudável e importância da água. “[A Recepção dos alunos] é incrível porque são atividades dinâmicas e que abordam conhecimentos que eles trazem de casa como conteúdo”, revela a diretora.

Legenda: Imagem de atividade promovida pela professora Graziele de Souza no CEMEI Pequeno Príncipe.

Já a discente Renata Arantes, que atua em uma escola de Pirassununga, no interior de São Paulo, vem discutindo o tema com os seus alunos em diversos momentos da aula, como parte da aplicação de sua pesquisa de mestrado na associada USP. Especificamente nesta semana, ela promoverá uma atividade interativa sobre os 5Rs, que se referem às ações de repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar os produtos, como forma de minimizar o impacto de seu consumo no planeta.

Mas não é necessário restringir a conscientização ao espaço escolar. É o caso da educadora ambiental Vânia Aparecida de Oliveira, que atua no Parque Ecológico Octávio Camarotti, em Tambaú, município de São Paulo. A discente da associada USP relata que o Parque está promovendo o seu I Simpósio Meio Ambiente, com palestras sobre temas como gestão ambiental, o plantio de árvores de sombra e as cidades inteligentes. Além disso, ao longo da semana o evento tem promovido com os alunos do parque o plantio de árvores nativas, bem como a inauguração do novo pomar da instituição.