UEFS ABRE INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL – PROFCIAMB-UEFS

5 de março de 2021


A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) faz saber que as inscrições para a seleção do MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL PARA ENSINO DAS CIENCIAS AMBIENTAIS– PROFCIAMB, no nível de Mestrado Profissional, estarão abertas no período de 03 de março a 23 de março de 2021 aos portadores de diploma e/ou certificado de conclusão de nível superior de duração plena (Licenciatura ou Bacharelado) em diferentes áreas de formações com aderência com as áreas das Ciências Ambientais. Considerando a necessidade de cumprir medidas de prevenção para enfrentamento à pandemia da Covid-19, conforme a Resolução CONSEPE 104/2020 da UEFS e a as recomendações da PPPG/UEFS de 26/04/2020, a presente seleção adotará formato simplificado e totalmente virtual ( http://www.pppg.uefs.br/arquivos/File/instrucoes_e_resolucoes/Resolucao_consepe_104_2020.pdf ).

NÚMERO DE VAGAS
Serão disponibilizadas 20 vagas na seleção, de 2021, distribuídas de acordo com quadro de orientadores do Programa de Mestrado. Em acordo com os regramentos vigentes estão reservadas vagas para indígenas (1 vaga), quilombolas (1 vaga) e servidores docentes e técnicos (2 vagas). Caso as vagas institucionais não sejam preenchidas, podem ser alocadas para os candidatos aprovados conforme ordem de classificação.

INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas inicialmente pelo interessado via formulário google, com copia por e-mail observando a confirmação da inscrição, entre os dias 03 e 23 de março de 2021.
Os documentos deverão ser escaneados, anexados e enviados para o e-mail (profciamb.uefs.selecao@gmail.com).
4.1- Documentos necessários:
No momento da inscrição para o processo seletivo o candidato deverá anexar os seguintes documentos, via digital com cópia para e-mail do Profciamb: profciamb.uefs.selecao@gmail.com:
a) Uma foto 3×4;
b) Formulário de inscrição preenchido e assinado pelo candidato (ANEXO I);
Cópia simples (não autenticada) do RG e CPF; para candidatos estrangeiros: cópia simples do passaporte ou do RNE (Registro Nacional de Estrangeiro);
d) Cópia do título de eleitor para candidatos brasileiros;
e) Cópia de diploma de graduação emitido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Em caso de brasileiros ou estrangeiros com visto permanente terem feito curso de graduação no exterior, o diploma deve estar devidamente revalidado no Brasil. Em caso de estrangeiros com visto temporário terem feito curso de graduação no exterior, o diploma não precisa estar revalidado no Brasil. Os candidatos concludentes aprovados, somente poderão se matricular com a apresentação, no ato da matrícula, de cópia autenticada pelo Consulado do Brasil no País, do diploma de graduação. Exclusivamente no caso de diplomados pela UEFS, será aceito o Certificado de Conclusão de curso;
f) Cópia simples do Histórico Escolar de Graduação;
g) Currículo organizado com documentos comprobatórios conforme tabela de BAREMA, abaixo (ANEXO IV);
h) Projeto de trabalho na linha de atuação selecionada pelo candidato. O projeto deve ter no máximo 06 páginas (texto com espaçamento 1,5cm, fonte Times New Roman 12 e margens de 02 centímetros) e conter: título, resumo, introdução e justificativa, objetivos, referencial teórico, metodologia, produto, viabilidade, cronograma de execução e referências bibliográficas. Deverá ser dado destaque para o produto educacional a ser gerado.
i) Carta de Intenções – Deve constar da carta de intenções: uma contextualização da história de vida do candidato, a justificativa da sua aceitação no curso e suas perspectivas a partir do mestrado, para o futuro. Entre 3 a 5 páginas.
j) Termo de compromisso preenchido e devidamente assinado pelo candidato a vaga de mestrado (ANEXO II).
k) No caso das vagas reservadas para quilomboas e povos originários, é obrigatório apresentação de declarações comprobatórias conforme previsto em lei: documento de reconhecimento de comunidade de remanescentes quilombolas ou de comunidade indígena aldeada, conforme a situação, bem como declaração – dada pela liderança reconhecida – de ser membro da comunidade.

Observações:
1- É de responsabilidade do(a) Candidato(a) apresentar toda a documentação completa e organizada conforme edital e a ordem de aparecimento no Barema (Anexo IV).
2- Serão indeferidas as inscrições com documentação incompleta, irregular, apresentada fora da ordem especificada ou com fotocópias ilegíveis.
3- O(A) candidato(a) se responsabiliza pela veracidade de todas as informações prestadas.
4- Ao se inscrever o(a) candidato(a) reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no regulamento do PROFCIAMB.

PROCESSO SELETIVO
5.1- Cronograma

ATENÇÃO:
Poderão ocorrer mudanças de datas, informadas a partir dos sites do PROFCIAMB, do CACDUEFS e Geral da UEFS, por motivo de força maior, ou número excessivo de candidatos. Cabe ao candidato, a responsabilidade de manter-se a par das mudanças ocorridas.
Poderá haver uma segunda lista, caso algum candidato não compareça a matricula, ou hajam problemas com a documentação exigida. Cabe ao candidato, a responsabilidade de manter se a par das exigências documentais e providencia-las, como atentar a possibilidade de segunda convocação.

5.2 – O processo seletivo será realizado em duas etapas, todas virtuais. A etapa classificatória, selecionará até 3X o número de vagas para etapa Eliminatória.

5.2.1 – A nota de corte da etapa classificatória é média: 5,01 Equação: (C+Pj+PI)/3

5.2.2 – A nota mínima de aprovação dos candidatos na Entrevista é 6,01.

5.2.3 – A nota para aprovação considerando todas as Etapas e seus pesos é 7,01
Equação: {[(Cx2)+(Pjx2)+PI+(CIx2,5)+(Ex2,5)]/10}.

5.2.4 – É de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato: (i) o preenchimento e envio no prazo designado de documentos e avaliações, e (ii) a capacidade técnica e operacional para realização da seleção e (iii) o envio de documentos completos e adequados a matricula, sob pena de perda de vaga.

5.2.5 – Etapa de Caráter Classificatório – Currículo, Projeto de Trabalho e Prova de Idiomas.

Análise do Currículo (peso 2) – C –. será obedecida a pontuação de acordo com o Barema (ANEXO IV) deste edital.
a)serão consideradas as produções/itens devidamente comprovadas e enviadas pelo email.
b) A organização do currículo deve seguir o Barema.
c) Ter Currículo Lattes, preenchido e registrado acrescentará 0,1 na nota.
d) Atingindo a peso 2 nesse item, não poderão ser acrescentados documentos ou valores.
e) Não é aceito, para fins de avaliação, outra estrutura que não seja aquela apresentada no Anexo IV.
O não cumprimento dos itens b) e e) acima, acarretará na eliminação automática do candidato.
Projeto de Trabalho (Peso 2) – Pj – conforme descrito anteriormente, com máximo de 6 páginas. Para a avaliação dos projetos de pesquisa serão considerados os seguintes critérios:
a) Pertinência com as linhas de pesquisa deste edital; onde se insere a relevância da proposta;
b) Referencial Teórico;
c) Conhecimento Metodológico (apresentação, coerência com o problema e objetivo);
d) Coerência e estrutura entre os elementos de pesquisa (justificativa, referencial teórico, objetivos, metodologia, cronograma de execução e referências).
e) Produto(s) proposto(s)
Os cinco critérios possuem o mesmo peso e a nota do projeto é equivalente à média aritmética de todos os critérios.
Prova de Idiomas (Peso 1) – PI – será disponibilizada virtualmente via formulário digital, das 14 as 20h.

O candidato deverá responder e enviar o formulário com a avaliação às 20h O idioma será escolhido pelo aluno, no ato da inscrição, dentre as opções: idioma inglês ou idioma espanhol. A avaliação consistirá na leitura e compreensão do texto por meio de perguntas objetivas com respostas do tipo múltipla escolha.
No caso do candidato já ter realizado algum exame de proficiência de língua, dos idiomas citados, poderá apresentar o comprovante da realização do exame com a menção recebida, no dia da avaliação para que a comissão possa liberar o candidato de não fazer a avaliação, a
receber a nota máxima nesse quesito, desde que tenha recebido a menção superior a 70% no exame de proficiência.

5.2.6 – Etapa de Caráter Eliminatório – Diálogos e Conhecimento.

Avaliação da Carta de Intenções (peso 2,5) – CI – (Caráter Eliminatório) . Deve constar da
carta de intenções:
a) uma contextualização da história de vida do(a) candidato(a),
b) a justificativa da sua aceitação no curso
c) suas perspectivas a partir do mestrado, para o futuro.
d) 3 a 5 paginas. Formato: Fonte – TNR 12 ou Arial 11; espaço entre linhas 1,5; papel tamanho A4; margens esquerda – 3 cm, demais 2cm.
Entrevista (peso 2,5) (Caráter Eliminatório) – E – Será realizada entrevista com cerca de 30 min. Sendo 10 minutos para apresentação do Projeto de Pesquisa.

A entrevista versará sobre:
a) Carta de intenções,
b) O Projeto do(a) Candidato(a) e
c) Os conceitos básicos das Ciências Ambientais envolvendo a bibliografia indicada neste Edital (ANEXO III).
Observação: ao participar da seleção, o(a) candidato(a) esta autorizando, expressamente, a gravação da Entrevista.
São critérios para a avaliação de conhecimento na entrevista:
a) Clareza e propriedade no uso da linguagem;
b) Domínio dos conteúdos, evidenciando a compreensão dos temas abordados nas bibliografias indicadas neste Edital;
c) Domínio e precisão no uso de conceitos e ferramentas analíticas;
d) Coerência no desenvolvimento das ideias e capacidade argumentativa;
e) Pertinência e articulação dos conhecimentos.
As notas variam de 0 (zero) a 10 (dez), em cada item avaliado: Currículo, Projeto, Prova de Idiomas, Prova de Conhecimento/Carta de Intenções, Entrevista. Posteriormente submetido ao peso indicado neste Edital.

5.3- Realização do processo seletivo
De acordo com a Resolução Consepe 104/2020, as atividades acadêmicas presenciais no âmbito da Pós-graduação permanecerão suspensas atendendo às determinações das respectivas autoridades (Decretos Nº 19.528 e 19529 DE 16/03/2020, Plano de Contingência da UEFS diante da Pandemia Causada pelo Novo Coronavírus). Segundo tais recomendações, este processo seletivo será realizado de forma virtual, ou seja, em caráter excepcional, a seleção será feita auxiliando-se de ferramentas on-line e atividades remotas.

Observações:
◙ A duração da apresentação do projeto pelo candidato será de até 10 minutos, o dobro do tempo será destinado para entrevista realizada pela banca examinadora.
◙ Haverá um intervalo de até 10 min entre cada candidato(a).
◙ As apresentações terão início a partir das 08h:30min. A ordem de apresentação e entrevista seguirá a ordem alfabética em função dos nomes dos candidatos aprovados na primeira etapa.
◙ A estabilidade da rede durante a entrevista é de responsabilidade do candidato, caso ocorram problemas na rede UEFS – Google Meets, outro link será disponibilizado de imediato.
◙ A listagem final com a ordem das entrevistas será divulgada junto a lista de homologação de resultados da primeira etapa, após recursos, no site da UEFS (Ver datas no cronograma).
◙ A ausência do candidato ou de qualquer item referente a qualquer uma das etapas da seleção implicará em sua desclassificação automática do processo seletivo;
◙ Cada candidato(a) deve se fazer presente na sala virtual 2 min antes do seu inicio, será admitido atraso, sem modificação de tempo para entrevistas, de até 5 min, quando o candidato irá para uma, exclusivamente uma, repescagem ao fim da lista, desde que justificada e
preferencialmente comprovada a situação promotora da dificuldade de acesso .
◙ O candidato será desclassificado na segunda tentativa, se frustrada, mantidos os tempos anteriores previstos.
◙ É de responsabilidade dos candidatos acompanhar todo o processo.
◙ Candidatos que obtiverem média inferior a 5,01 (cinco pontos e um centésimo) na nota final estarão DESCLASSIFICADOS do processo seletivo;
◙ Candidatos que obtiverem média inferior a 6,01 (sete pontos e um centésimo) na nota da ENTREVISTA serão ELIMINADOS do processo seletivo;
◙ Candidatos que obtiverem média inferior a 7,01 (sete pontos e um centésimo) na nota final serão ELIMINADOS do processo seletivo;
◙ A divulgação do resultado final será feita exclusivamente através de publicação no site da UEFS (http://www.uefs.br/) [aba Editais].

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS
A divulgação dos resultados finais será através de publicação no site da UEFS <http://www.uefs.br/> ; de acordo com o calendário do item 5.
Obs.: Caso a vaga institucional seja preenchida, sua divulgação se dará em lista separada.

MATRÍCULA
Os candidatos aprovados na Seleção desse edital serão informados pela Secretaria do PROFCIAMB-UEFS para preenchimento e entrega do Formulário de Matricula em data e horário a ser confirmado posteriormente no site do Programa e da Uefs e por e-mail do Programa para efetuar sua matricula.
Não serão aceitos documentos com pendências ou fora do período definido para matricula sob pena de convocar o próximo classificado. Para efetuar matricula, os candidatos aprovados deverão apresentar cópias dos seguintes documentos com seus respectivos originais, se presencial:
1. Diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso;
2. Histórico de graduação;
3. Carteira de Identidade (RG);
4. CPF;
5. Certidão de nascimento ou casamento;
6. Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição ou Certidão
de Quitação Eleitoral;
7. Certificado de reservista (sexo masculino até 45 anos);
8. Uma foto 3×4;
9. Formulário de matricula assinado e entregue à Secretaria do Programa, caso seja possível ser presencial.

DAS AULAS
As aulas estão previstas para iniciar em 16 -17 de abril de 2021, a princípio no formato virtual, qualquer mudança posterior será decorrente de decisões do Comitê de Combate ao COVID -19 da UEFS, e de diálogos entre os mestrandos da IV Turma do Profciamb-UEFS.
Em ocorrendo retorno as aulas ou atividades presenciais, ela poderão ser realizadas tanto na sede do PROFCIAMB na UEFS em Feira de Santana como na sede da UNEB – Campus XXIII em Seabra. Qualquer decisão dependera dos docentes responsáveis pelo(s) componente(s)
curricular(es) e de diálogos do com os mestrandos da IV Turma do Profciamb-UEFS, e será deliberada caso a caso.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1. A inscrição do candidato no presente Edital implicará na aceitação das Normas contidas neste Edital, e em outros comunicados a serem publicados referentes a esta seleção.
2. É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) acompanhar a publicação de todos os atos, informações e comunicados referentes a este Edital nos sites da UEFS (www.uefs.br).
3. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.
4. Dúvidas e informações entrar em contato preferencialmente pelo e-mail selecaoprofciamb@uefs.br.

 

Acesse o Edital completo aqui: Seleção PROFCIAMB-UEFS 2021_DOE_EDITAL