V Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento”

15 de julho de 2022

As sociedades contemporâneas, os modelos de desenvolvimento em curso e os problemas deles resultantes, com particular destaque para os desastres ambientais, potenciados pelas alterações climáticas, justificam reflexão aprofundada face ao desígnio de uma sustentabilidade almejada. É neste contexto que o V Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento” (V CIEAD) pretende alcançar os seguintes objetivos:
• Fomentar a discussão e divulgação de metodologias utilizadas e estudos científicos relacionados com os temas propostos;
• Apresentar e refletir sobre práticas consideradas relevantes na perspetiva da sustentabilidade das sociedades contemporâneas e na minimização dos desastres ambientais;
• Promover a cooperação entre entidades públicas e privadas na definição de novos modelos de desenvolvimento;
• Sensibilizar e incentivar todos os agentes (poderes central, regional e local, agentes económicos, ONG, docentes, discentes e população em geral) para as temáticas em análise e sua relevância estratégica, económica, social e ambiental.

Na sequência da situação de indefinição causada pela pandemica, o V CIEAD decorrerá num formato misto presencial e online.

Participantes
Professores, investigadores, estudantes dos diferentes níveis de ensino, técnicos de instituições/associações e público em geral

Tema da Conferência
Educação, Ambiente e Desenvolvimento

Subtemas

Educação Ambiental
Desenvolvimento e sustentabilidade
Emergência climática e adaptação
Recursos hídricos e litoral
Ecossistemas terrestres e aquáticos
Património(s) e Identidade(s)

Línguas de trabalho
Português, inglês e castelhano

Formação de professores/as e Educadores/as de Infância
(só para PORTUGAL)

O V CIEAD encontra-se em processo de acreditação pelo CCPFC como curso formação de professores (25 horas) no âmbito da dimensão científica e pedagógica dos grupos 230, 420, 520 e 560 e no âmbito geral para os restantes grupos de docência. A formação será assegurada através do Centro de Formação da Rede de Cooperação e Aprendizagem de Leiria.

Para mais informações acesse: https://sites.ipleiria.pt/5ciead/pt/apresentacao/