Autor:
EVELYN RIBEIRO SILVA
Orientador: ERNESTO JACOB KEIM
Palavras Chaves: Representações em Lefebvre Interação Ambiental Metamorfose Interdisciplinaridade Fenomenologia Goethiana
Linha de Pesquisa: Não Informado
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB UFPR
Ano: 2019 |
Resumo:
A presente pesquisa tem como foco e abrangência, as representações em Henri Lefebvre, para compreender as interações ambientais numa perspectiva interdisciplinar, como processo intersubjetivo. O propósito da pesquisa se concentra em desvelar a compreensão que professores, atuantes no ensino fundamental e médio, têm sobre as interações ambientais, ao identificar e reconhecer aspectos que as constitui, como processo que visa a vida com dignidade. A pesquisa buscou também perceber por meio de entrevista coletiva como os docentes entrevistados percebem e representam as complexas interações ambientais que envolvem suas vivências pessoais e profissionais. Nesse sentido a investigação procurou compreender como essas representações e reconhecimentos, atuam no fazer docente, na perspectiva dos espaços vividos pelos humanos. A coleta de dados se deu, junto a professores do Colégio Helena Viana Sundim, uma escola pública e urbana no Município de Paranaguá, com o propósito de verificar a compreensão desses profissionais, sobre como eles se posicionam na perspectiva de representação de interação ambiental, com base no que propõe Henry Lefebvre. Ela se deu por meio de entrevistas em grupo, com a realização de 4 encontros, de forma que, no encontro seguinte, foram debatidas as posições coletadas nos encontros anteriores. A expectativa com a utilização desse processo investigativo, foi de |
|
||