PROTAGONISMO NO PALCO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS, ESTUDO DESENVOLVIDO EM GRUPOS DE TEATRO ESPONTÂNEO


Autor:

DARTAN GRAVINA

 

Orientador:

MANOEL FLORES LESAMA

Coorientador:

JOSÉ GUSTAVO SAMPAIO GARCIA

 

Palavras Chaves:

Educação

Ciências Ambientais

Teatro

Teatro espontâneo

Psicologia

Psicodrama

Couraça

J. L. Moreno

W. Reich

 

Linha de Pesquisa:

Não Informado

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPR

 

Ano: 2019

Resumo:

 

Estudo realizado com dois grupos tendo como foco a temática ambiental, água, verificando a possibilidade de aplicação da metodologia do Teatro Espontâneo, criado por Jacob Levy Moreno a partir de suas experiências como Diretor de teatro inovador, mais tarde consagrado pela criação da teoria e da prática do Psicodrama. Busca-se averiguar a possibilidade de aplicação da metodologia do Teatro Espontâneo para o ensino das ciências ambientais no espaço formal e não formal. A análise leva ao tema do protagonismo e da ausência do protagonista espontâneo, que é analisado à luz da teoria de Wilhelm Reich, notadamente pelo seu conceito de couraça bio-psíquicaenergética e suas implicações para a educação. Apresenta-se a proposta de que o Teatro Espontâneo pode contribuir para a formação e o exercício do protagonismo, especialmente no campo das questões ambientais.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional