ASSOCIADA USP ABRE PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

13 de novembro de 2019


A Associada USP do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PPG-PROFCIAMB) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo torna público que estarão abertas no período de 13/11 à 06/12/2019 as inscrições para o processo seletivo para ingresso do PPG-PROFCIAMB (nível de mestrado profissional) em março de 2020, de acordo com as especificações deste edital.

O Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais – PROFCIAMB foi aprovado no âmbito da CAPES no final de 2015 e integra nove Universidades (UFPR, UEM, USP, UnB, UFPE, UFS, UEFS, UFAM, UFPA). Tem como objetivo geral possibilitar a formação continuada em nível de mestrado profissional de professores da educação básica e também de profissionais que atuem em espaços não formais (museus, jardins botânicos, centros de ciências) e/ou não escolares, e aqueles envolvidos com divulgação e comunicação das ciências. Entre seus objetivos específicos destaca-se contribuir no aprimoramento de práticas pedagógicas utilizando-se do contexto ambiental e realizar pesquisas na área das Ciências Ambientais no espaço da escola de ensino básico, contribuindo para que se fortaleça a produção, difusão e aplicação de conhecimentos didático-metodológicos associados às questões socioambientais da atualidade nos contextos escolares, entre outros. O PROFCIAMB é, assim, uma ponte importante de integração das Universidades com as escolas de educação básica, possibilitando que temas chave de pesquisas na temática das ciências ambientais alcancem as redes municipais, estaduais e mesmo escolas técnicas federais e outros espaços não formais de ensino, e cheguem ao estudante e comunidade.

Serão oferecidas 12 vagas no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais.

Os docentes que terão disponibilidade de vagas são:

  • Fernanda da Rocha Brando (ferbrando@ffclrp.usp.br)
  • Juliano José Corbi (julianocorbi@usp.br)
  • Luiz Antonio Daniel (ldaniel@sc.usp.br)
  • Tadeu Fabricio Malheiros (tmalheiros@usp.br)
  • Taitiâny Kárita Bonzanini (taitiany@usp.br)
  • Vânia Galindo Massabni (massabni@usp.br)

OBSERVAÇÃO: Destaca-se que as aulas são presenciais, e ocorrem durante a semana (eventualmente sábado), no período diurno, no campus USP de São Carlos.

INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser feitas pelo interessado via correio (sedex) entre os dias 13/11 a 06/12/2019.   Os documentos deverão ser enviados para o Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da USP – SHS/EESC-USP – Av. Trabalhador Sãocarlense, 400 – Parque Arnold Schimidt – CEP 13566-590 – São Carlos (SP), aos cuidados do Prof. Tadeu Malheiros. Será considerada a data da postagem para fins do prazo de inscrição.

Documentos necessários:

No momento da inscrição para o processo seletivo o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  1. Formulário de inscrição devidamente preenchido pelo candidato (disponível no ANEXO I);
  2. Cópia simples do RG e CPF – Para alunos estrangeiros, cópia do passaporte ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiro);
  3. Cópia do Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br) acompanhado de documentos comprobatórios (inclusive para candidatos estrangeiros);
  4. Cópia simples do Diploma de graduação;
  5. Cópia simples do Histórico Escolar da Graduação;
  6. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais) a ser depositado no Banco do Brasil, Ag. 3062-7, cc 167375-0 .
  7. Projeto de pesquisa alinhado à linha de atuação e ao tema de pesquisa selecionado pelo candidato. O projeto deve ter no máximo 5 páginas (Excluindo capa, referencial bibliográfico e anexos. Texto em espaçamento 1,0, fonte Times New Roman tamanho 12, margens de 2 centímetros) e conter: título, introdução e justificativa, síntese da bibliografia fundamental, objetivos, metodologia e cronograma de execução.
  8. Carta de motivação

Esclarecemos que a carta de motivação a ser entregue pelo candidato deve destacar os fatores motivadores para o desenvolvimento de seu curso de mestrado junto ao PROFCIAMB. Comentar sobre o conhecimento e habilidades que almeja adquirir ao longo da realização do mestrado. Justificar a escolha do tema e da abordagem de seu projeto de pesquisa. Comentar, se for o caso, as tratativas que realizou junto ao seu espaço de trabalho com relação ao tempo e dedicação que o projeto irá exigir, bem como a aplicação potencial em seu ambiente de trabalho. Se achar necessário, anexar à carta de motivação uma declaração de concordância/apoio da instituição onde irá aplicar seu projeto de pesquisa.  Essa carta de motivação tem como objetivo somente ajudar a equipe do processo seletivo do PROFCIAMB a conhecer melhor o candidato, não irá interferir nas notas das provas e nem na avaliação do projeto e formação acadêmica e profissional e produção.

PROCESSO SELETIVO:

O processo seletivo constará de:

  1. Prova escrita de inglês (permitido uso de dicionário impresso), a qual será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez), sendo 6,0 (seis) a nota mínima. Candidatos com nota inferior a 6,0 (seis) serão desclassificados do processo seletivo, não sendo, portanto, consideradas as demais fases de avaliação; O exame constará de exercícios de tradução de um texto em inglês para o português com o auxílio de dicionário e questões gramaticais básicas.
  2. Prova escrita de conhecimento específico, à qual será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez), de caráter classificatório. Os links para os textos estão disponibilizados no ANEXO II do Edital.
  3. Avaliação do projeto de pesquisa por docentes/pesquisadores designados pela Comissão responsável pelo processo seletivo 2019 do PPG-PROFCIAMB, que atribuirão notas de 0 (zero) a 10 (dez). Os candidatos cujos projetos receberem nota inferior a 6,0 (seis) serão automaticamente desclassificados. A avaliação do projeto contemplará o referencial teórico e a pertinência e adequação às linhas de atuação do Programa. Além disso, será avaliada a aplicabilidade e contribuição ao contexto de fortalecimento da produção, difusão e aplicação de conhecimentos didático-metodológicos associados às questões socioambientais da atualidade nos   contextos escolares. Será observado o nível de engajamento do candidato com o objeto de estudo (locais formais ou não formais de educação) para aplicação da pesquisa, através de manifestação de interesse e compromisso do objeto de estudo na execução do projeto exposto.
  4. Avaliação da formação acadêmica e profissional e produção (denominado a seguir como currículo), a qual será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez), conforme pontuação do ANEXO III do Edital.

A nota final do candidato será a média entre a nota obtida na prova escrita de conhecimento específico (peso 0,2), a nota obtida na avaliação da formação acadêmica e profissional e produção (0,3) e a nota atribuída ao projeto de pesquisa (peso 0,5).

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente da nota final e serão chamados de acordo com a disponibilidade de vagas, conforme perfil dos docentes listados acima.

No caso de igualdade entre candidatos no total de pontos, o desempate será feito dando-se preferência sucessivamente:

  1. a) ao candidato que obtiver maior nota atribuída ao projeto, no tema principal de pesquisa selecionado;
  2. b) ao candidato que obtiver maior nota na avaliação do currículo, no tema principal de pesquisa selecionado;
  3. c) ao candidato que obtiver maior nota na prova de conhecimento específico, no tema principal de pesquisa selecionado.

REALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO:

As provas serão realizadas no dia 14 de dezembro de 2019, com início às 14h:10min (horário de Brasília), na Escola de Engenharia de São Carlos da USP EESC-USP – Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, Parque Arnold Schimidt, São Carlos. No ICMC sala 6-305(laboratório de informática)

Divulgação dos resultados:

Os resultados do processo seletivo serão divulgados a partir do dia 20 de dezembro de 2019, mediante publicação no D.O.E. e via internet (endereço eletrônico: http://www.profciambsaocarlos.eesc.usp.br).

OBSERVAÇÃO:  Caso o aluno não esteja de acordo com o resultado do processo seletivo deverá entrar com o recurso em até 10 dias após a publicação do resultado final.

Cronograma

Etapas Data
Período de Inscrição 13/11 à 06/12/2019
Prova de inglês 14/12/2019
Prova de conhecimento específico 14/12/2019
Divulgação dos resultados 20/12/2019

 

Para Informações completas acesse: Edital Processo Seletivo 2020.

 

Dúvidas e informações poderão ser sanadas pelo e-mail: profciamb@eesc.usp.br

Informamos que no dia 19 de novembro 2019, das 19h-20h, haverá a palestra e roda de conversa “Pesquisas e projetos no contexto do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais”. Também haverá outro evento no dia 21 de novembro de 2019, das 18h-21h, com o título “Universidades e escolas como laboratórios vivos de pesquisa”, com a apresentação dos projetos de pesquisa desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Maiores informações sobre ambos os eventos estarão disponíveis no site http://www.profciambsaocarlos.eesc.usp.br.