REPOSITÓRIO DE DISSERTAÇÕES DA REDE PROFCIAMB


 

TÍTULO
AUTOR (A)
ORIENTADOR (A)
PROFCIAMB/POLO
DATA
PALAVRAS CHAVES

AGRICULTURA CONVENCIONAL E AGROECOLÓGICA: SABERES CONSTRUÍDOS E COMPARTILHADOS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM CAFARNAUM-BAHIA

ELAINE CRISTINA COSTA MONTINO BASTOS
TAÍSE BOMFIM DE JESUS
UEFS
2019
Estudantes; Aprendizagens Significativas; Agricultura Sustentável; Educação Ambiental Transformadora

A ÁGUA COM EIXO ARTICULADOR DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA, NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

CARLOS AUGUSTO DOS SANTOS FAIAS JUNIOR
CLAUDEMIRA VIEIRA GUSMÃO LOPES
UFPR
2018
Macroinvertebrados bentônicos; Conteúdos estruturantes; Qualidade da água

A FEIRA DO PEIXE E AS ESTRATÉGIAS DE TRABALHO

JOSILANE AMARO PINHEIRO
EDIVÂNIA DOS SANTOS SCHROPFER
UFAM
2018
Feira do peixe; Trabalho; Ensino básico; Estratégia

A GESTÃO HÍDRICA NO PERÍMETRO IRRIGADO POÇÕES DA RIBEIRA:Uma abordagem através da Educação Ambiental

DIEGO SILVA SOUZA
JEFFERSON ARLEN FREITAS
UFS
2018
Barragem Poções da Ribeira; Conservação de Recursos Hídricos; Gestão de Recursos Hídricos; Sensibilização

A PERCEPÇÃO AMBIENTAL E MAPAS INTERATIVOS NO ENSINO BÁSICO

ELLEN JOANA NUNES SANTOS
HELENA MIDORI KASHIWAGI
UFPR
2018
Percepção Ambiental; Educação Ambiental; Manancial; Mapa Interativo

PERCEPÇÃO AMBIENTAL E USO DA ÁGUA PELOS DISCENTES: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO TEIXEIRA,TABATINGA-AM

FRANCISCA SEABRA DE FARIAS
EDIVÂNIA DOS SANTOS SCHROPFER
UFAM
2018
Percepção Ambiental; Uso da Água; Trilha Pedagógica

A QUALIDADE DA ÁGUA NO CONTEXTO AMBIENTAL DA PROPRIEDADE: A PERCEPÇÃO DE PEQUENOS PRODUTORES AGROINDUSTRIAIS DO MUNICÍPIO DE NOVAS TEBAS – PR

ALINE LOISE MARTINS
LILIAN AKEMI KATO
UEM
2018
Potabilidade da água; Saneamento rural; Educação ambiental crítica

A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO

IDELMAR DO NASCIMENTO PAULO
PEDRO HENRIQUE COELHO RAPOZO
UFAM
2018
Ensino; Administração; Interdisciplinaridade; Complexidade; Sistemas

A TRILHA DOS SABERES NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR BENEDITO OLIVEIRA: O DESPERTAR DO SUJEITO ECOLÓGICO NAS RELAÇÕES COM A MICROBACIA DO RIO PITANGA/SE

VALTENISSON CORREA DE OLIVEIRA
NÚBIA DIAS DOS SANTOS
UFS
2018
Ciências Ambientais; Espaço hídrico; Interdisciplinaridade; Diálogo dos saberes; Vida; Rio Pitanga

ACESSO AOS RECURSOS HÍDRICOS NO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO – PE: CONSTRUÇÃO DA CARTILHA PARA APOIO PEDAGÓGICO

MISAEL JOSE DA SILVA
JOSICLÊDA DOMICIANO GALVÍNCIO
UFPE
2018
Acesso à água; Abastecimento de água; Material didático

AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SENSIBILIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NO ASSENTAMENTO PALMARES, NO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS, TOCANTINS

LILIAN NATALIA FERREIRA DE LIMA
CLEBER SILVA E SILVA
UFPA
2018
Análise físico-química; Microbiologia; Educação ambiental

AGROECOSSISTEMAS FAMILIARES NA REGIÃO DO ALTO RIO SOLIMÕES

LINDON JONHSON NEVES DE AQUINO
HIROSHI NODA
UFAM
2018
Amazônia; Perdurabilidade da agricultura; Estratégia de conservação; Segurança alimentar

ÁGUA, CONHECIMENTO E AÇÃO LOCAL: CARTILHA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM

MACIARA GOMES LEITE DA SILVA
VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
UFPE
2018
Crise hídrica; Educação ambiental; Pesqueira; Responsabilidade social

APLICAÇÃO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: NOVOS OLHARES PARA A GESTÃO AMBIENTAL NOS CURSOS TÉCNICOS EM MEIO AMBIENTE

MARCELO PEREIRA DE OLIVEIRA
HELENA MIDORI KASHIWAGI
UFPR
2018
Educação Profissional; Ensino das Ciências Ambientais; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Gestão Ambiental

AS ÁGUAS URBANAS E A PROBLEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: O CASO DO RIACHO DO SILVA EM ALAGOAS

GEANE MAGALHÃES MONTE SALUSTIANO
MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
UFS
2018
Ciências Ambientais; História em Quadrinhos; Interdisciplinaridade; Projeto de Intervenção; Riacho do Silva

AS PLANTAS E A QUALIDADE DOS AGROECOSSISTEMAS DE SANTA RITA, BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS

ANNA CAROLINE DOS SANTOS MOURA
DANIEL FELIPE DE OLIVEIRA GENTIL
UFAM
2018
Qualidade ambiental; Plantas indicadoras; Ensino

BIOFÍSICA AMBIENTAL DO SEMIÁRIDO: QUADRO PARADIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

RAQUEL BERNARDO DE MELO
OTACILIO ANTUNES SANTANA
UFPE
2018
Demanda Social; Objeto Educacional; Jogos Didáticos; Xilogravura

CIANOBACTÉRIAS E POLUIÇÃO DA ÁGUA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS

ROSA DE FATIMA SILVA ATROCH
MARIA PAULA CRUZ SCHNEIDER
UFPA
2018
Educação – Ensino Fundamental; Engenharia Didática; Eutrofização

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: EXPERIÊNCIAS COMUNITÁRIAS EM BENJAMIN CONSTANT, AM

LAURY VANDER LEANDRO DE SOUZA
EDILZA LARAY DE JESUS
UFAM
2018
Práticas Pedagógicas; Estratégias de ensino; Saber Local

CONSERVAÇÃO DAS ÁGUAS: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE MORADORES DA COMUNIDADE GUADALUPE EM TABATINGA/AM

ANA CLAUDIA FERREIRA OLIMPIO
EDIVÂNIA DOS SANTOS SCHROPFER
UFAM
2018
Transformações de paisagens e topofilia; Acesso e uso da água; Estratégias de conservação das águas; Material didático transdisciplinar; Jogo de tabuleiro

DA ESCOLA AO MANGUE: A UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

MARIANA MORAIS AZEVEDO
ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
UFS
2018
Ciências Ambientais; Ensino; Jogos; Manguezal; Taiçoca de Fora

O OLHAR DA CRIANÇA SOBRE O ESPAÇO SOCIOAMBIENTAL DA ILHA DOS VALADARES

PAULA DA SILVA INÁCIO PEREIRA
MAURÍCIO CÉSAR VITÓRIA FAGUNDES
UFPR
2018
Protagonismo Infantil; Interdisciplinaridade; Teoria e Prática; Educação Libertadora; Educação Popular

DENGUE NO ESTADO DO PARÁ: UMA ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA E CLIMATOLÓGICA

MARCELO WILLIAMS OLIVEIRA DE SOUZA
ANTÔNIO CARLO LOLA DA COSTA
UFPA
2018
Dengue; Clima; Questões ambientais

DIVERSIDADE CULTURAL NA DIVERSIDADE ALIMENTAR: A COMIDA DA TRÍPLICE FRONTEIRA

MIRIAM ALINE COELHO ROSA DA SILVA
LÚCIA HELENA PINHEIRO MARTINS
UFAM
2018
Alimentação; Conservação da agrobiodiversidade; Ensino de espanhol contextualizado

E-TRILHA: SISTEMA COMPUTACIONAL COLABORATIVO NA VIRTUALIZAÇÃO DE TRILHAS INTERPRETATIVAS

RAIMUNDO ERNANE DE SOUZA PIRES JUNIOR
AYRTON LUIZ URIZZI MARTINS
UFAM
2018
Trilha Virtual; Tecnologias de Digitais de Informação e Comunicação; Ensino das Ciências Ambientais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA – PERCEPÇÃO DE ALUNOS COM RELAÇÃO AO CANAL EXTRAVASOR DNOS EM PONTAL DO PARANÁ – PR

MARCIO NEY WENCESLAU
CHRISTIANO NOGUEIRA
UFPR
2018
Educação Ambiental; Percepção Ambiental; Canal DNOS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA CONTRIBUIÇÃO A PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL ATRAVÉS DE PRÁTICAS E SABERES PEDAGÓGICOS

GILMARA DE SOUZA NETO
GENÉSIO JOSÉ DOS SANTOS
UFS
2018
Educação Ambiental; Território;Percepção; Práticas Pedagógicas

EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NO PERÍMETRO IRRIGADO PIAUÍ: A (RE) APROXIMAÇÃO DO EU NA NATUREZA

FELIPE DA FONSECA SOUZA
NÚBIA DIAS DOS SANTOS
UFS
2018
Ciências Ambientais; Espaço Hídrico; Interdisciplinaridade; Natureza; Rio Piauí

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E RECURSOS HÍDRICOS: UM GUIA PARA OS MUNICÍPIOS DE OLINDA E RECIFE

CARLA VALERIA DE MIRANDA COSTA DUARTE
OTACILIO ANTUNES SANTANA
UFPE
2018
Inventário Cultural; Narrativas; Interdisciplinaridade

ENSINO HÍBRIDO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA INTERSECÇÃO POSSÍVEL

SUELEN DE GASPI
CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA MAGALHÃES JÚNIOR
UEM
2018
Tecnologias digitais; Processo Pedagógico; Meio Ambiente

ESTRATÉGIAS DE ACESSO E USO DA ÁGUA ENTRE OS MORADORES DO BAIRRO JAVARIZINHO EM BENJAMIN CONSTANT – AM

JOAB ARAUJO DOS SANTOS
PEDRO HENRIQUE COELHO RAPOZO
UFAM
2018
Educação; Percepção ambienta; Bem comum; Políticas públicas; Resiliência

ETNOCONSERVAÇÃO AMBIENTAL EM SÃO JOSÉ, REGIÃO DO ALTO SOLIMÕES – AM

DIEGO COELHO DE SOUZA
EDILZA LARAY DE JESUS
UFAM
2018
Etnoconservação ambiental; Agroecossistema de Várzea; Saberes Ribeirinhos; Mapa Mental

FLEX-ÁGUA: FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁGUA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

JOSÉ ANTÔNIO BEZERRA DE OLIVEIRA
PAULO TADEU RIBEIRO DE GUSMÃO
UFPE
2018
Teoria da Flexibilidade Cognitiva; Flexquest; TIC; Água

FORMAÇÃO DE REEDITORES AMBIENTAIS A PARTIR DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: (RE)UNINDO O LUGAR E O CURRÍCULO

LUIZ RICARDO OLIVEIRA SANTOS
JAILTON DE JESUS COSTA
UFS
2018
Arco de Maguerez; Educação Ambiental; Metodologias Ativas; Simão Dias; Práticas de Ensino na Comunidade (PEC)

FRUIT AGRODIVERSITY: CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES POR MEIO DA LÍNGUA INGLESA

DELSINEI VIEIRA DA COSTA
KÁTIA VIANA CAVALCANTE
UFAM
2018
Percepção Ambiental; Ensino transdisciplinar; Agrodiversidade frutífera ;Interdisciplinaridade; Ensino

GUIA DIDÁTICO COLABORATIVO DE TRILHA INTERPRETATIVAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

JAMISON BARBOSA DE OLIVEIRA
AYRTON LUIZ URIZZI MARTINS
UFAM
2018
Percepção Ambiental; Agroecossistemas; Estratégia de ensino; Etnoconhecimento

IMPACTOS AMBIENTAIS DO EUCALIPTO: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE GOIOERÊ

ANDERSON DE VECHI
CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA MAGALHÃES JÚNIOR
UEM
2018
Eucaliptus; Impactos ambientais; Monocultura

MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO FORMAL: UM OLHAR SOBRE A ILHA DOS VALADARES

ELIZ MARIA DOMINIAK ALVES
MAURÍCIO CÉSAR VITÓRIA FAGUNDES
UFPR
2018
Educação Ambiental; Ambiente; Professoras

O PAPEL EDUCADOR DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO PERANTE A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NATURALISTA

GISELE FRANCISCA HOROKOSKI
LUIZ FERNANDO DE CARLI LAUTERT
UFPR
2018
Protocolo de Aplicação; Unidade de Conservação; Educação Ambiental Naturalista; Educação não formal

O PULSAR DAS ÁGUAS: RECURSIVIDADE NAS DINÂMICAS SOCIOAMBIENTAIS EM UM AGROECOSSISTEMA DE VÁRZEA NA AMAZÔNIA

ANA SÁVIA FARIAS RAMOS
AYRTON LUIZ URIZZI MARTINS
UFAM
2018
Ensino; Ciências Ambientais; Agricultura Familiar

O RITMO DAS ÁGUAS E A ORGANIZAÇÃO DOS AGROECOSSISTEMAS DE TERRA FIRME DO ALTO SOLIMÕES, AM

MARXER ANTONIO COLARES BATISTA
AYRTON LUIZ URIZZI MARTINS
UFAM
2018
Complexidade Sistêmica; Agricultura familiar; Pulso das águas; Ensino; Amazônia

O SABER MATEMÁTICO NO COTIDIANO DE TRABALHO NOS AGROECOSSISTEMAS FAMILIARES DO ALTO SOLIMÕES

NILTON FERNANDES GONÇALVES
AYRTON LUIZ URIZZI MARTINS
UFAM
2018
Agricultura Familiar; Pulso de inundação; Interação; Etnomatemática; Produto educacional

O TEMA GERADOR DA ÁGUA NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: O CASO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE LADEIRINHAS (EFAL), EM JAPOATÃ/SE

MARIA JOSÉ SILVA SOUZA
FLORISVALDO SILVA ROCHA
UFS
2018
Água; Campesinato; Pedagogia da Alternância; Formação Integral

O USO DE APLICATIVO SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

RARIKMILKRAI LIMA DE MORAIS
WERONICA MEIRA DE SOUZA
UFPE
2018
Educação ambiental; Aplicativo educacional; Interdisciplinaridade; Percepção ambiental

ÓLEO COMESTÍVEL USADO E EDUCAÇÃO CRÍTICA: EXPERIÊNCIA COM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

POLLYANNA SANTOS GIMENES
ELIANE SEBEIKA RAPCHAN
UEM
2018
Educação Ambiental Crítica; Ensino Fundamental; Óleo comestível; Sequência didática; Problematização; Arco de Maguerez

OS (DES)CAMINHOS DAS ÁGUAS DO RIO POXIM NO BAIRRO JABOTIANA EM ARACAJU: O OLHAR GEOAMBIENTAL DO DISCENTE

CLAUDIONETE CANDIA ARAUJO
MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
UFS
2018
Interdisciplinaridade; Protagonismo; Relações Socioambientais; Rio Poxim

OS MEANDROS DA PESCA ARTESANAL E A ESCOLA MUNICIPAL BARQUINHO AMARELO NO POVOADO SÃO BRAZ/SE

LAYSA DA HORA SANTOS
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
UFS
2018
Cidadania; Educação; Ética; Sustentabilidade da Vida; Território de Vida; Pesca Artesanal

OS PROCESSOS DE CONSERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA A PARTIR DO MITO E DAS LENDAS EM NOVA ALIANÇA, ALTO SOLIMÕES

ELISON DA SILVA ALMEIDA
PEDRO HENRIQUE COELHO RAPOZO
UFAM
2018
Mito; Práticas de conservação; Etnoconhecimento; Etnoconservação

PERCEPÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SCRATCH: USO DA ÁGUA NO PULSAR DO RIO JURUÁ – EIRUNEPÉ– AMAZONAS

WILLIAM VIEIRA DE LIMA
EDIVÂNIA DOS SANTOS SCHROPFER
UFAM
2018
Percepção Ambiental; Uso da Água; Programação Scratch; Interdisciplinaridade; Ciências Ambientais; Ensino-aprendizagem; Software educacional Scratch

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS SOBRE PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS PROMOVENDO A EVOLUÇÃO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS. ESTUDO DE CASO: COLÉGIO ESTADUAL GUATUPÊ

GELSON LUIZ ROESLER
LUIZ FERNANDO DE CARLI LAUTERT
UFPR
2018
Água; Educação Básica; Práticas Pedagógicas; Meio Ambiente; Mananciais; Preservação

PRÉ-DIAGNÓSTICO DA ESQUISTOSSOMOSE NO SEMIÁRIDO: RÉGUA ANTROPOMÉTRICA E APLICATIVO COLABORATIVO

CLODOALDO DE LIMA
OTACILIO ANTUNES SANTANA
UFPE
2018
Demanda Social; Saúde Pública; Água Contaminada; Tecnologia Social; Saúde Pública

PROJETO BENS COMUNS: A PRÁXIS DO BEM COMUM E A CIDADANIA ATIVA ATRAVÉS DO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E FILOSOFIA

LEVY MÜLLER JÚNIOR
LUIZ FERNANDO DE CARLI LAUTERT
UFPR
2018
Filosofia; Bens Comuns; Meio ambiente; Ecopedagogia; Grupo focal; Ciências ambientais; Ensino médio

QUALIDADE E USO DA ÁGUA NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DO BAIRRO SANTA ROSA, EM TABATINGA, AMAZONAS, BRASIL

GISELLE MORAES MAIA
DANIEL FELIPE DE OLIVEIRA GENTIL
UFAM
2018
Abastecimento de água; Tratamento de água; Material educacional

SABERES E ESTRATÉGIAS DA GESTÃO DE AGROECOSSISTEMAS FAMILIARES NO ALTO SOLIMÕES-AM: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

ADINY HEIMY MÜLLER CORDEIRO
LÚCIA HELENA PINHEIRO MARTINS
UFAM
2018
Educação; Agricultura Familiar; Várzeas; Trabalho; Renda

SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE NASCENTES URBANAS: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

VANIA NEGRI SAKATA
IRENE YUKIKO KIMURA
UEM
2018
Educação Ambiental; Diagnóstico Ambiental; Interdisciplinaridade; Contextualização; Urbanização

SITE EDUCACIONAL PARA O ENSINO TRANSDISCIPLINAR DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

VINICIUS OLIVEIRA BARRA
SANDRA HELENA DA SILVA
UFAM
2018
Transdisciplinaridade; Crise ambiental; Tecnologias digitais; Site educacional

TORNEIO VIRTUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS NO ENSINO SOBRE A TEMÁTICA ÁGUA

CLAUDIANE FERREIRA DOS SANTOS ROCHA
RANYÉRE SILVA NÓBREGA
UFPE
2018
Educação Ambiental; Desafios; Ensino-aprendizagem

UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS REGULARES E EJA DO ENSINO FUNDAMENTAL

ERICA TOBIAS DE OLIVEIRA
CHRISTIANO NOGUEIRA
UFPR
2018
Educação Ambiental; Consumo;Relação ser humano e natureza; Relação trabalho e natureza

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS E COLETA SELETIVA PARA ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MARCIO APARECIDO PINTO
VIVIANE OLIVEIRA SOARES
UEM
2018
Escola; Educação Ambiental; Coleta Seletiva; Resíduos Sólidos

WEBSITE EDUCATIVO EM ENSINO DAS CIENCIAS AMBIENTAIS NO IFAM CAMPUS TABATINGA -AM

MANUELLA MARINHO FERREIRA
EDILZA LARAY DE JESUS
UFAM
2018
Gestão da Informação; Tecnologia de Informação e Comunicação; Website Educativo; Campus Tabatinga

RESÍDUOS EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA DE INSTRUMENTO PARA AMBIENTAL NO BAIRRO DA MARAMBAIA, BELÉM-PA SÓLIDOS URBANOS, MAPEAMENTO E PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA NA QUESTÃO

MOACIR JOSÉ MORAES PEREIRA
MARCELO PETRACCO
UFPA
2018
Resíduos Sólidos – Pará; Geoprocessamento; Gestão ambiental; Meio Ambiente; Sociedade

A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL A PARTIR DA ANÁLISE DO ENTORNO ESCOLAR

WILSON ANTONIO LOPES DE MOURA
LUIZ ANTONIO DANIEL
USP
2019
Educação Básica
Ensino das Ciências Ambientais
Indicadores de Desenvolvimento Sustentável

MATERIAL EDUCOMUNICATIVO PARA O ENSINO DE SURDOS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA AS ÁGUAS

TABITA TEIXEIRA
FERNANDA DA ROCHA BRANDO FERNANDEZ
USP
2019
Água
Educação Ambiental
Material educomunicativo
Pedagogia visual
Surdos

EMPRESAS QUE APRENDEM E INOVA: ESTUDO DE CASO DA VALORAÇÃO DE RESÍDUO AGROINDUSTRIAL PROVENIENTE DA SOJA NA COPLANA COM FOCO EM FRAÇÕES PROTEICAS POR MEIO DE MÉTODO ANALÍTICO VERDE

RENATA CRISTINA ROSSI
VANIA GOMES ZUIN
USP
2019
Biorrefinaria
Empresas que aprendem
Método analítico verde
Reaproveitamento de soja
Resíduos agroindustriais

CONTRIBUIÇÕES DA ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS RIPÁRIOS COMO TEMA TRANSVERSAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO

ARTHUR FERRAZ DE CAMARGO
MARCEL OKAMOTO TANAKE
USP
2019
Ciências ambientais
Ciências naturais
Ensino de ciências
Transposição didática

O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I: UM OLHAR DOS PROFESSORES SOB A LUZ DA LEI FEDERAL 9.795/99

ANTONIO GONÇALVES NUNES NETO
HELENA MIDORI KASHIWAGI
UFPR
2019
Educação Ambiental
Formação Continuada
Escola

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA COMO FERRAMENTA PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE DO LUGAR

CLICIANE DE SOUZA MEDUNA
HELENA MIDORI KASHIWAGI
UFPR
2019
Educação Ambiental
Colônia Pereira
Identidade do lugar

CONSCIENTIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PARTINDO DA ESCOLA PARA A COMUNIDADE

LUCIANE GODOY BONAFINI
HELENA MIDORI KASHIWAGI
UFPR
2019
Educação Ambiental
Escola do Campo
Agente Ambiental

ANÁLISE DA ÁGUA COM ESTUDANTES DO 7ºANO DA ESCOLA MUNICIPAL DO CAIC CÂNDIDO PORTINARI NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

LUZIA MARIA CRISTINA DE SOUZA
CHRISTIANO NOGUEIRA
UFPR
2019
Educação Ambiental Crítica
Água
Protocolo de ações
Participação
Conhecimento Científico

REFLEXÕES NO COTIDIANO DA ESCOLA SULLY DA ROSA VILARINHO À LUZ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

SILVANA APARECIDA MARCONDI SILVA
CLAUDEMIRA VIEIRA GUSMÃO LOPES
UFPR
2019
Educação Ambiental
Entorno da Escola
Prática Docente