CHAMADA DE PESQUISADORES USP CIDADES GLOBAIS 2023

23 de outubro de 2023


O Centro de Síntese USP Cidades Globais (CS USPCG) lança em 2023 sua sexta chamada pública para atrair pesquisadores(as) de Pós-Doutorado e Colaboradores(as) para iniciar as atividades no começo de 2024.

O objetivo é contribuir com o aprimoramento da pesquisa e da excelência científica e tecnológica da Universidade, assim como possibilitar a formação de grupos de pesquisadores(as) nacionais e estrangeiros voltados às questões urbanas e regionais, integrando redes de estudos e pesquisas internacionais. Espera-se gerar aplicações, experimentações e soluções que se convertam em subsídios para as transformações necessárias no contexto urbano e regional.

Deseja-se que os(as) pesquisadores(as) tragam uma perspectiva de trabalho inter e transdisciplinar em suas pesquisas, intensificando diálogo e interação entre todas as áreas do conhecimento, em propostas que considerem as complexidades das cidades e a projeção para 2050.

Sendo o IEA-USP um instituto de caráter interdisciplinar nato, o CS USPCG se propõe a oferecer a possibilidade de pesquisadores(as) e profissionais desenvolverem pesquisas inovadoras, estabelecerem conexões acadêmicas e adentrarem às diversas redes de pesquisa com as quais o IEA e demais unidades têm relação.

Os selecionados devem desenvolver suas atividades no IEA em São Paulo ou nos polos do interior, conforme Resoluções USP específicas (Resolução 7.406, de 03/10/2017Resolução 7.413 de 06 de outubro de 2017).

Modalidades

Programa de Pós-doutorado

O Programa de Pós-Doutorado na USP é regulamentado pela Resolução 7.406, de 03/10/2017 (alterada pela Resolução CoPq 7660/2019). É realizado por portadores(as) de título de Doutor(a) com o objetivo de ampliar o nível de excelência científica e tecnológica da Universidade. Para esta chamada, serão aceitas propostas de 12 meses, prorrogável por igual período, com carga mínima semanal de 20h.

Instruções para preparar o projeto. Veja como submeter a documentação abaixo.

Programa Pesquisador Colaborador

Regulamentado pela Resolução 7.413 de 06 de outubro de 2017 (alterada pelas Resoluções CoPq 7787/2019 e 8095/2021), o Programa Pesquisador Colaborador é realizado por pesquisadores externos, vinculados ou não a outras instituições de ensino e pesquisa, com título de Doutor de qualquer instituição, nacional ou estrangeira. Para esta chamada, serão aceitas propostas de 12 meses, prorrogável por igual período, com carga mínima semanal de 20h.

Instruções para preparar o projeto. Veja como submeter a documentação abaixo.

Fomento

Esta chamada não irá conceder bolsas aos pesquisadores selecionados.

Cronograma

  • Inscrição: 16/10 a 15/12/2023 (até às 10:00, horário de Brasília)
  • Resultado: 15/03/2024
  • Início (previsão): 03/2024
  • Reunião inaugural: 21/03/2024

Relação de temas e pesquisadores supervisores do USP Cidades Globais

Consulte os supervisores antes de submeter a proposta. Temas sujeitos a alteração.

 

Submissão

Submeta seu projeto aqui* até às 10h (horário de Brasília) de 15 de dezembro de 2023.

Para mais informações acesse: chamada de pesquisadores 2023

 

* Caso não possua conta Google, siga as instruções disponíveis aqui.

 

Sobre o Centro

Criado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em 2016, com o apoio da Reitoria da Universidade de São Paulo, o Centro de Síntese USP Cidades Globais surge como espaço de diálogo e convergência intelectual entre pesquisadores(as), sociedade e setores público e privado para o encontro de propostas e soluções para a promoção da qualidade de vida nas cidades.  A contribuição se dá por meio de publicações, encontros e colóquios, bem como pelo envolvimento com gestores públicos municipais e representantes de setores empresariais e da sociedade civil.

Para o CS USPCG, as agendas públicas urbanas e regionais devem ser montadas com base em propostas prioritárias que tenham sido examinadas cientificamente, de forma que a priorização das políticas públicas tenha a menor probabilidade possível de produzir erros ou efeitos inócuos. Assim, a missão do programa é compreender as cidades como sistema complexo, por meio de uma abordagem inter e transdisciplinar, que possa trazer respostas factíveis a duas questões norteadoras com projeções até 2050: (1) O que pode ser feito para melhorar a vida das pessoas nas cidades?; (2) O que pode ser feito para melhorar a vida das pessoas nas regiões metropolitanas?

Para responder a estas perguntas, o CS USPCG tem realizado eventos em que especialistas discutem tópicos prioritários. A partir das ideias tratadas de forma inter e transdisciplinar, alguns documentos têm sido produzidos. Mais recentemente, o Centro de Síntese também iniciou processo para agir de forma prática no auxílio às políticas públicas municipais, por meio do Programa Municípios Sustentáveis. Este programa associa a geração de conhecimento das pesquisas com a aplicação prática interdisciplinar em espaços de interesse do município, com vistas ao desenvolvimento de projetos-piloto e modelos replicáveis a realidades similares, proporcionando ferramentas para uso do poder público para melhorar o bem-estar dos munícipes.