CICLO DE DEBATES “VIVENCIANDO 2020: FORMAÇÃO SUPERIOR NO MUNDO PÓS-PANDÊMICO: EDUCAÇÃO DISTANCIADA E À DISTÂNCIA?”

8 de junho de 2020

O momento particular que vivemos, na universidade e na sociedade, demanda análises e reflexões, em particular em relação ao ensino, capacitação e formação de nossos estudantes. Por essa razão, propomos o Ciclo de Debates “VIVENCIANDO 2020: Formação superior no mundo pós-pandêmico: educação distanciada e à distância?”.

Esse Ciclo, composto de três sessões, propõe a necessária análise e reflexão do papel da universidade, dos processos de formação, do ensinar e suas práticas em um mundo pós-pandêmico. Para tanto abordará os seguintes temas:

Data: 12 de junho de 2020

Horário: 14:30h

‘Abordagens pedagógicas e modelos de ensino: novos processos de aprendizagem?’  Investigando, em particular, a eventual contribuição de tecnologias na concepção de novas práticas pedagógicas.

Marcelo Zaiat

Nilson Machado

Paulo Sano

Data: 19 de junho de 2020

Horário: 14:30h

‘Modelos de ensino: responsabilidades institucionais e individuais’ Questionando quais as responsabilidades, individuais e institucionais, face a possíveis novos modelos de ensino.

Selma Garrido Pimenta e convidados em confirmação

Data: 26 de junho de 2020

Horário: 14:30h

‘Perspectivas da universidade: instituição de conhecimento, formação e ensino?’ Analisando, em que medida, eventuais mudanças da universidade como instituição implicam em processos de mercantilização do ensino.

Luiz Bevilacqua

Naomar Almeida Filho

Ronaldo Mota

Em cada um desses três encontros será também apresentada uma breve entrevista gravada com o Prof. Shigeru Miyagawa – Diretor do Center for Open Learning / MIT.

Na página da PRPG, www.prpg.usp.br, estará disponível o link de acesso remoto a esses encontros, por meio do Youtube.