CURSO ÁGUA E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: ABORDAGENS EM CONTEXTO EDUCACIONAL PELO MÉTODO DE ESTUDO DE CASO É CONCLUÍDO

6 de janeiro de 2023


No segundo semestre de 2022 foi ofertado no formato EaD pela USP o curso Água e Gestão de recursos hídricos: abordagens em contexto educacional pelo método de estudo de caso organizado pelo PROFCIAMB (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais), PROFÁGUA (Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) e pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

Segundo Ariane Baffa Lourenço, uma das tutoras do curso que atuou nesta formação, o  curso que possuía 100 vagas disponíveis e  contou com mais de 500 inscritos, com uma procura alta, o que mostra a importância destas iniciativas. Esta atualização direcionada a educadores da Educação Básica atendeu profissionais que atuam em espaços formais e não formais de educação para abordarem em contextos educativos a temática de recursos hídricos através de estudos de caso.

Divididos em grupos e orientados por tutores e professores do curso os cursistas para além de realizarem as atividades no Moodle, elaboraram casos investigativos sobre a temática de água e gestão de recursos hídricos.

Uma das docentes do curso, Professora Salete Linhares Queiroz avaliou com satisfação: “A minha participação no curso Água e Gestão de recursos hídricos: abordagens em contexto educacional pelo método de estudo de caso  foi bastante prazerosa, principalmente devido ao compartilhamento de experiências com os cursistas e aquisição de novos conhecimentos sobre a questão de gestão de recursos hídricos. Destaco a divulgação que tive a oportunidade de fazer sobre o método de estudos de caso, assim como os desdobramentos dessa divulgação, que levaram à produção de materiais didáticos inéditos e com potencial para uso em vários ambientes de ensino formal e não formal.”

Para os Professores Tadeu Fabricio Malheiros e Gilson Lima da Silva, respectivamente, coordenadores do PROFCIAMB e vice-coordenador PROFÁGUA UFPE, o curso foi uma oportunidade importante para oferecer a educadores de espaços formais e não formais esta oportunidade de formação ao mesmo tempo que também foi enriquecedor para todos os envolvidos que o ministraram, como ressaltou o professor Gilson: Participar do curso foi uma satisfação muito grande da minha parte porque pude entrar em contato com docentes de várias regiões do Brasil através desse curso a distância do PROFCIAMB,  também conhecer e me envolver e ter ajuda dos docentes do PROFCIAMB  que conduziram o curso junto comigo em várias etapas, além de conhecer como é a realidade de todos os professores que atuam em diferentes regiões do Brasil principalmente pelo valor dos estudos de caso que foram discutidos em sala de aula. Os temas e discussões e debates que ocorreram e, finalmente, sendo a cereja do bolo, concluir com uma publicação os resultados deste curso. Foi muito gratificante para mim e gostaria de agradecer ao professor Tadeu e ao PROFCIAMB  pela oportunidade e dizer que nós da Universidade Federal de Pernambuco estamos à disposição para colaborar com o programa sempre que formos convidados.”

Para a professora  Synara Aparecida Olendzki Broch, do PROFÁGUA, docente que também ministrou o curso, foi um processo realmente enriquecedor: ”Imenso prazer e gratidão por participar deste importante processo formativo que alicerça professores e educadores do ensino básico a encorajar e influenciar positivamente ao engajamento às práticas para o cuidado e preservação da água com vistas a atender uma realidade que requer resolução de problemas, conhecimentos e atitudes participativas no processo de tomadas de decisões para a gestão de recursos hídricos”.

Dos casos elaborados alguns foram selecionados para compor um livro com previsão de publicação em 2023.

 

Assessoria de Comunicação: Amanda Murgo