EGRESSOS DA ASSOCIADA UFAM PARTICIPAM DE INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

15 de junho de 2022

Entre os dias 21 e 23 de junho, o discente Juvêncio Cardoso (Dzoodzo Baniwa), egresso da turma de São Gabriel da Cachoeira (associada UFAM), irá participar do Fórum Global de Educação Integral e Transformadora, que ocorrerá na Tanzânia, na África. O evento tem o objetivo de reunir líderes educacionais de todo o mundo para dialogar sobre o futuro da educação e poderá ser acompanhado de maneira online.

Juvêncio, que é indígena da etnia Baniwa, irá integrar a equipe da Escola Baniwa Eeno Hiepole, participando da Mesa 16 “Desenhando Inovações em Mudanças Climáticas e Educação”. Durante a mesa, o egresso trará a realidade das comunidades indígenas em relação às mudanças climáticas, contribuindo para o debate sobre como podemos ajudar aprendizes e educadores a serem mais instruídos, resilientes e compassivos em relação ao clima nos próximos cinco anos.

Além disso, Juvêncio também estará presente na discussão “O futuro da Política e da Prática na Educação: como podemos colaborar para avançar jornadas de aprendizagem equitativa e com qualidade em Escolas, Sistemas e Sociedades?”. Neste caso, o egresso irá compartilhar a experiência da Escola Baniwa Eeno Hiepole, em uma discussão que visa apresentar as inovações dirigidas por professores para a construção de relações, liderança e colaboração.

Conselhos Consultivos

Outro egresso da turma de São Gabriel da Cachoeira, o discente João Renato Aguiar Soares Junior, também foi selecionado para participar de uma iniciativa de educação ambiental. Em 08 de junho, João Renato foi nomeado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CMBIO) como vice-conselheiro no Conselho Consultivo da Floresta do Pau-Rosa e o Conselho Consultivo das Estações Ecológicas (ESEC) do Alto Maués.

A Floresta do Pau-Rosa, localizada no Município de Maués, no Amazonas, é uma Unidade de Conservação que visa promover o manejo, manutenção e proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade dessa área. Já a ESEC do Alto Maués trata-se de uma Unidade de Conservação que visa proteger a amostra da floresta ombrófila e de formações vegetais associadas, garantir a perenidade dos serviços ecossistêmicos e contribuir para a estabilidade ambiental da região.

O papel de João Renato nos Conselhos é representar o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) no Plano de Manejo e Gestão Ambiental dessas Unidades de Conservação. O egresso, que coordena os cursos técnicos em informática do campus de Maués, tem a missão de representar a instituição no caso da ausência da atual conselheira do campus, a professora Maria Muniz Nunes, que coordena os cursos técnicos em Meio Ambiente.