ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA USP TÊM AULA DE CAMPO NA ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE TUPI

6 de novembro de 2023


No último dia 29, na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), foi realizada uma aula de campo com estudantes da disciplina integrada “Projetos de Educação Ambiental” do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) e graduandos da disciplina “Metodologia de Ensino em Ciências II” da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP0, reunindo pós-graduação e graduação, com os professores da USP Tadeu Malheiros, Fernanda Fernandez e Vânia Massabni.

Foi desenvolvido um “banho de floresta” e a “Trilha das Águas”, primeiro trabalhando a imersão nos sentidos e a conexão com a natureza, depois dialogando sobre o papel socioambiental da Estação Experimental de Tupi, sua história, metodologias utilizadas nas trilhas e temas socioambientais gerais, como bacias hidrográficas e mudanças climáticas, a partir da experiência local.

 

Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, docente do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais – Associada USP e responsável pela condução da atividade, comentou: “Foi um prazer receber esses estudantes e professores. Antes da visita, apresentamos a ambas as turmas os programas de educação ambiental da Estação Experimental de Tupi, em aulas prévias, de modo que na visita pudemos aprofundar a reflexão sobre o papel das áreas protegidas como espaços de educação ambiental”.

A estudante de mestrado do PROFCIAMB Cristina Araújo de Sousa elogiou a experiência: “Fui sensibilizada, impactada e conectada com a natureza! Aprendi, interagi, saí com o desejo de contribuir e fazer parte dos projetos da Estação Experimental de Tupi. Muito obrigada por todo o conhecimento compartilhado. Mesmo não morando em Piracicaba, senti que faço parte desse lugar incrível!”. Taynara Cristine Bessi, do quinto ano de Graduação em Ciências Biológicas, complementou: “Vivenciei uma experiência de imersão na natureza muito dinâmica e criativa, a qual eu nunca havia vivenciado antes. Até fiz algumas reflexões sobre como nós podemos ver e experimentar áreas verdes com diferentes perspectivas, encarando a floresta não só como um recurso a ser explorado pelos seres humanos”.

Texto: Maria Luísa Bonazzi Palmieri