LANÇAMENTO DO LIVRO “INDICADORES BIOLÓGICOS DE QUALIDADE EM AMBIENTES AQUÁTICOS CONTINENTAIS: MÉTRICAS E RECORTES PARA ANÁLISES”

17 de agosto de 2021


O Professor Dr. Juliano J. Corbi comenta que  a decisão sobre organizar este livro surgiu essencialmente por dois motivos: Primeiro: em observações pessoais, observei que muitos alunos de graduação e de pós-graduação tinham dúvidas e dificuldades em encontrar bibliografias contendo métodos claros e objetivos sobre a utilização de invertebrados aquáticos em análises ambientais, em especial, muitas dúvidas sobre procedimentos básicos para a aclimatação, cultivo e a realização de ensaios ecotoxicológicos utilizando invertebrados aquáticos, sobretudo para a fauna de Chironomidae (Diptera) e Oligochaeta (Annelida). Na bibliografia geral, de maneira específica em artigos publicados em periódicos, há metodologias fragmentadas que dificultam a busca por métodos gerais, especialmente por estudantes em início de carreira. Segundo: intensas conversas com alguns colegas do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS-USP), especialmente em longos diálogos com o Professor Marcius Fantozzi Giorgetti, grande pessoa, amigo e professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) (USP). Em algumas dessas profícuas conversas, o professor Giorgetti explanava sobre suas convicções em relação a importância dos livros didáticos para o desenvolvimento do nosso país e sobre as contribuições dos livros para a formação de alunos de graduação e pós-graduação. Os nossos diálogos foram desenvolvendo um desejo de contribuir com a formação inicial dos alunos de graduação e pós-graduação de Universidades brasileiras, sobre o estudo dos invertebrados aquáticos em análises ambientais.

De tal modo, esta obra organizada por mim e contando com a participação dos meus queridos e dedicados alunos do Laboratório de Ecologia de Ambientes Aquáticos (LEAA – USP), apresenta como objetivo descrever algumas experiências de campo e laboratório em diversos projetos desenvolvidos em estudos sobre as análises de ambientes aquáticos continentais, durante os últimos 20 anos. Este livro busca cooperar para uma “parcela” de alunos de graduação e de pós-graduação, procurando auxiliar, de modo didático, em estudos sobre a utilização de invertebrados aquáticos em análises ambientais, especialmente abordando as ciências “Ecologia e Ecotoxicologia”. O livro está organizado em 10 capítulos, iniciando com a nossas experiências na coleta, aclimatação e manutenção laboratorial de invertebrados aquáticos, perpassando pela elaboração e aplicação de ensaios de toxicidade utilizando espécies de invertebrados aquáticos nativos do Brasil, além de experiências em análises do impacto ambiental por efluentes domésticos, novas abordagens utilizando outras espécies de mosquitos, além de dois capítulos abordando o estudo da importante fauna de Oligochaeta aquáticos, grupo ainda pouco estudado e com poucos especialistas no território nacional.
Anseio que os trabalhos apresentados nesse livro contribuam para a formação de estudantes e auxiliem na preparação de pesquisadores com novas abordagens para o desenvolvimento da Ecologia e Ecotoxicologia.

 VISUALIZAR/DOWNLOAD DO LIVRO