LIVRO DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD – RISCOS E DESASTRES: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

22 de outubro de 2019


O Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) – Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres de São Paulo (CEPED-SP), da Universidade de São Paulo (USP), lança o segundo livro sobre a temática de desastres. Nesta obra enfocam-se aspectos teóricos e metodológicos de gestão de desastres e, de forma pioneira, suas conexões com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Estudos de casos dão vida aos conceitos e possibilitam reflexões para planejamentos futuros.
Este livro é resultado do projeto multidisciplinar PRÓ-ALERTAS CEPED-SP/USP, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O projeto propõe a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de metodologias e conhecimentos sobre desastres por meio da sinergia entre nove programas de pósgraduação da USP: Meteorologia – Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas; Engenharia Hidráulica e Saneamento – Escola de Engenharia de São Carlos; Ciências da Computação e Matemática Computacional – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação; Direito – Faculdade de Direito; Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Engenharia de Sistemas Logísticos – Escola Politécnica; Mestrado Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade – Faculdade de Saúde Pública; e Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Esta obra está organizada em 16 capítulos – divididos em duas temáticas – que contam com a participação de pesquisadores e alunos de pós-graduação do CEPED-SP/USP, mas também de colegas de outras instituições, como do Instituto de Pesquisas Tecnológica (IPT), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Na primeira seção, “Conceituação teórica e ferramentas de gestão de riscos e de desastres”, são apresentados trabalhos que abordam a relação entre as ODSs e a gestão de risco de desastres, a integração de estudos técnicos e gestão pública, como a saúde humana e a saúde pública são afetadas pelas inundações, além da saúde mental de crianças que vivem em situações de risco e desastres, e dos profissionais de emergência que trabalham nos resgates e convivem com mortes, como a Justiça tem atuado nos casos de desastres nos últimos 22 anos, como a população pode participar na coleta de informações, finalizando com técnicas de baixo custo para monitoramento geomorfológico e uso de drones na investigação e gestão de desastres naturais.
A segunda parte, “Estudos de caso”, inicia-se apresentando a atuação da Defesa Civil do Estado de São Paulo e sua contribuição para atender aos ODSs. Em seguida, os leitores são convidados a refletir sobre as similaridades e diferenças entre desastres naturais e antrópicos, as inundações do Jardim Pantanal, como o design inteligente e responsável pode criar respostas com potencial para mitigar os efeitos dos desastres, o acidente tecnológico de Brumadinho, as consequências de uma planta nuclear na Floresta Nacional de Ipanema e, por fim, o desastre natural/tecnológico de Fukushima, no Japão.
Este trabalho vem consolidar o CEPED-SP/USP, que, graças à persistência dos diversos grupos de pesquisa da USP, demonstrou que é possível integrar várias áreas de conhecimento para resolver e responder a inúmeras demandas da sociedade e do poder público. Além disso, é importante destacar o papel da CAPES no fomento do projeto PRÓ-ALERTA CEPED/USP, que se propôs a realizar a sinergia entre diversas áreas de conhecimento para mitigar os efeitos de desastres.

 VISUALIZAR/DOWNLOAD DO LIVRO