LIVRO PARA DOWNLOAD: UNIVERSIDADES RUMO À SUSTENTABILIDADE

5 de dezembro de 2019

Entre os desdobramentos do seminário internacional “II National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil – 2018”, organizado pela Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo – SGA/USP, realizado em junho de 2018 em São Paulo – SP, destaca-se a criação da Rede Universidades Sustentáveis com ações e interesses no tema da Sustentabilidade, visando o intercâmbio de boas práticas.

Este Livro reúne um conjunto de textos que tratam de experiências e desafios das instituições desta Rede e tem como objetivo fortalecer a troca de experiências em ambiente de cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior. São 19 de capítulos e 68 autores atuando em pesquisa, ensino, extensão e gestão de campi universitários. Os estudos de casos aqui relatados abordam práticas interessantes e que estão dando certo na gestão de resíduos sólidos; a questão energética também é um dos temas abordados; áreas verdes e biodiversidade  e sua integração no dia a dia destas universidades; planejamento e os desafios na elaboração de planos diretores de campi universitários.

Estes e muito mais são exemplos de que é possível avançar e transformar, ter nossos espaços universitários como exemplos e referências de boas práticas no alinhamento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Também fica evidente nos capítulos a importância de participação de todos atores de dentro e fora da universidade, especialmente engajando as comunidades onde estas universidades se inserem.

Os resultados demonstram que estes processos ampliam os aprendizados, estimulam colaboração, e a melhoria de desempenho reflete em significativa economia em seus orçamentos.

Prof. Tadeu Malheiros

LIVRO UNIVERSIDADES RUMO À SUSTENTABILIDADE