ODS DA ONU: OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA A DÉCADA DE 2020/2030

6 de outubro de 2020


 O QUE SÃO OS ODS?

Fonte: [https://propeq.com/post/ods-da-onu/]

Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são uma campanha da ONU, a Organização das Nações Unidas, para promover mudanças positivas no mundo do futuro. Esses objetivos representam planos que todos os Estados-membros da ONU devem seguir para atingir alguns objetivos. Dentre eles destacam-se: erradicação da pobrezapromoção da prosperidade e bem-estar geralproteção do meio ambiente e mitigação das mudanças climáticas.

 

 

 

OS 17 ODS DA ONU

Fonte: [https://propeq.com/post/ods-da-onu/]

Fonte: [https://sgssustentabilidade.com.br/a-importancia-dos-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/]

Ao total, são 17 objetivos que compõem os ODS atualmente. Entre eles, temos objetivos como educação de qualidade, vida na água e energia limpa e acessível. A partir deles, a ONU pretende promover uma agenda de desenvolvimento que vise a construção de um mundo mais justo, próspero, sustentável e igualitário até 2030.

Os ODS foram traçados dentro de uma perspectiva universal, ou seja, eles refletem as aspirações de diversas nações do mundo e representam, dessa forma, uma oportunidade importante para construir uma trajetória mundial com equilíbrio ambiental e social.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram adotados em 2015, a partir da reunião de chefes de Estado e de Governo na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Foi uma decisão histórica dos países-membros da ONU para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030 para acabar com a pobreza e a fome mundial, construir um mundo mais pacífico, reduzir as desigualdades, promover os direitos humanos e proteger o planeta e seus recursos naturais. Os ODS exigem uma cooperação internacional.

IMPORTÂNCIA DOS ODS

Fonte: [https://propeq.com/post/ods-da-onu/]

A importância dos ODS da ONU se refere à criação e fortalecimento de uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade na humanidade, nos governos e nas empresas. Nesse sentido, os ODS procuram promover medidas urgentes visando garantir os 17 objetivos propostos nessa agenda sustentável da ONU a partir da conservação de recursos naturais, do combate às mudanças climáticas e da adoção de práticas de produção e consumo mais sustentáveis.

 

No mundo corporativo e industrial, os ODS representam negócios mais responsáveis, eficientes, competitivos e transparentes; práticas industriais menos agressivas ao meio ambiente e aos recursos naturais; contribuição para o bem-estar geral, saúde e qualidade de vida no planeta. Dessa forma, ao adotar uma metodologia condizente com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as empresas e indústrias contribuem com um papel importante na conservação da vidada natureza dos recursos naturais da Terra.

Outrossim, os ODS também têm como objetivo garantir e promover a ética e a complianceno mundo. Assim, a ideia por trás da agenda sustentável da ONU também é  aprimorar processos buscando serviços oferecidos da melhor forma possível. Além disso, pretende-se valorizar e defender políticas que garantam os direitos do trabalhador, como saúde e segurança no trabalho.