OFICINA PARA PRODUÇÃO DE GUIAS EDUCACIONAIS É OFERTADO A MESTRANDOS DO PROFCIAMB UNB

6 de janeiro de 2023

No segundo semestre de 2022, para encerrar a disciplina Seminário de Pesquisa, uma ação  foi realizada na UnB entre mestrandos da Rede ProfCiAmb: a “Oficina para produção de guias: guias de pesquisa, conceito, acessibilidade e prática”, ministrada por Gérsica Moraes Nogueira da Silva, Ariane Baffa Lourenço e Fabiane Cattai da Silva.

Segundo a docente Maria do Socorro, uma das responsáveis pela disciplina e colaboradora do ProfCiAmb, a iniciativa foi uma solicitação dos próprios estudantes e permitiu que pudessem vivenciar uma prática a partir de seus projetos de pesquisa já que parte desses estudantes irá produzir um guia enquanto produto educacional ao final do mestrado.

A Professora Maria do Socorro nos informou que a disciplina Seminário de Pesquisa, ministrada por ela e  pelo Professores Maurício Amazonas, foi planejada  com os seguintes objetivos: realizar debates coletivos referentes às temáticas de interesses das linhas de pesquisa dos discentes; aprofundar as reflexões teórico-metodológicas referentes aos projetos de pesquisa dos estudantes; e, aprimorar os projetos de pesquisa com vistas ao exame de qualificação: “Na disciplina convidamos profissionais de diversas instituições para que possam ministrar palestras e oficinas sobre as temáticas relacionadas aos projetos dos estudantes.  Ademais, convidamos vários egressos da UnB e de outras Associadas para que possam apresentar os seus produtos educacionais.”

As educadoras do ProfCiAmb que ministraram a oficina de uso dos Guias Educacionais, registraram como a ocasião foi uma oportunidade especial para disseminar o material preparado pelos educadores da Rede. Gérsica relatou: ”A oficina sobre os Guias educacionais é um dos mais importantes desdobramentos no convênio entre a Rede ProfCiAmb e a ANA, pois torna compreensível e acessível o potencial dos produtos educacionais desenvolvidos. Na oportunidade da oficina, compreender a sua construção e perspectivas de contínua contribuição para a educação, seja ela formal ou em espaços não formais, tem impacto positivo no aprendizado da temática “Água e Sustentabilidade”

Na experiência da oficina realizada online com os alunos e professores da Associada UnB, vislumbrar futuras atividades em outros volumes do Guia, e fortalecer a incorporação da BNCC e da Agenda 2030 nos processos do PPG na área das Ciências Ambientais, aliando a percepção da acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades especiais no processo formativo para estudantes e professores na temática ambiental.

Foi uma grande satisfação compartilhar um pouco do aprendizado obtido na construção dos Guias, que vem sendo divulgado desde o seminário da Rede ProfCiAmb, realizado em Brasília nos dias 03 e 05 de dezembro de 2022. Só agradecer a troca com os discentes e docentes, para que os Guias e as ações paralelas de formação e divulgação tenham um impacto social do ProfCiAmb.”

Ariane Baffa Lourenço avaliou o momento como uma oportunidade de dar ainda mais visibilidade aos Guias Educacionais e mostrar na prática como sua utilização pode engrandecer as aulas dos docentes e inspirar a elaboração de novos conteúdos educacionais: “Esta e outras oficinas que ocorreram tem a finalidade principal possibilitar que os docentes tenham mais conhecimento sobre o guia e como utilizá-lo em sala de aula e também como estruturar atividades com o Guia Educacional.” Outro ponto importante de ressaltar é o fato desta oficina contemplar também atividades de acessibilidade no ensino de ciências como ressaltou Fabiane Cattai Educadora do ProfCiAmb responsável pelas ações de acessibilidade: “Quero parabenizar as pessoas envolvidas da Universidade de Brasília – UnB pela iniciativa na organização da Oficina dos Guias Educacionais – ProfCiAmb e incluir a temática Acessibilidade nas construções digitais em trabalhos realizados pelos professores. Foi uma experiência muito gratificante ver os discentes envolvidos e interessados no avanço das produções digitais acessíveis a mais pessoas. Agradeço imensamente pela oportunidade de ministrar esta oficina junto a colegas tão competentes, foi um grande aprendizado”, concluiu.

Os Guias Educacionais do ProfCiAmb foram oficialmente lançados na cerimônia de abertura do V Seminário Integrador da Rede, ocorrido em Brasília em novembro de 2022, como pode ser conferido no seguinte endereço eletrônico: https://youtu.be/mn01K5-cqg4

Assessoria de Comunicação: Amanda Murgo