PROGRAMA USP CIDADES GLOBAIS ABRE CHAMADA PÚBLICA PARA PESQUISADORES DE PÓS-DOUTORADO E COLABORADORES

18 de outubro de 2019

O Programa USP Cidades Globais (USP-CG) lança em 2019 sua segunda chamada pública para atrair pesquisadores de Pós-Doutorado e Colaboradores. O objetivo é contribuir com o aprimoramento da pesquisa e da excelência científica e tecnológica da Universidade, assim como possibilitar a formação de grupos de pesquisadores nacionais e estrangeiros voltados às questões urbanas, integrando redes de estudos e pesquisas internacionais. Espera-se gerar aplicações, experimentações e soluções que se convertam em subsídios para as transformações necessárias no contexto urbano.

Nesta chamada, o Programa deseja que os pesquisadores tragam uma perspectiva de trabalho inter e transdisciplinar em suas pesquisas, intensificando diálogo e interação entre as ciências sociais e humanas, as ciências experimentais, como a matemática e computação, física, química, biologia e todas as suas vertentes tecnológicas, e as ciências ambientais e da sustentabilidade, em propostas que considerem as complexidades das cidades e a projeção para 2050.

Sendo o IEA-USP um instituto de caráter interdisciplinar nato, o Programa USP Cidades Globais se propõe a oferecer a possibilidade de pesquisadores e profissionais desenvolverem pesquisas inovadoras, estabelecerem conexões acadêmicas e adentrarem às diversas redes de pesquisa com as quais o IEA e demais unidades têm relação.

submissão de projetos deve ser feita até às 15h (horário de Brasília) de 22 de novembro de 2019.

Programa de Pós-doutorado

O Programa de Pós-Doutorado na USP é regulamentado pela Resolução 7.406, de 03/10/2017. É realizado por portadores de título de Doutor com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica e tecnológica da Universidade.

Sobre o programa

• Duração: de 6 meses a 2 anos, podendo haver renovações.
  • Carga horária mínima: 960h ao todo, 20h por semana

Instruções para encaminhar projeto.

Programa Pesquisador Colaborador

Regulamentado pela Resolução 7.413, o Programa Pesquisador Colaborador é realizado por pesquisadores externos, vinculados ou não a outras instituições de ensino e pesquisa, com título de Doutor de qualquer instituição, nacional ou estrangeira.

Sobre o programa

• O pedido de participação no Programa deverá ser formulado por docente USP, e submetido à Comissão de Pesquisa do IEA-USP.
  • Dedicação: no mínimo 12 (doze) e no máximo 20 (vinte) horas semanais.
  • Duração: o período máximo de vinculação do pesquisador colaborador com o mesmo projeto de pesquisa é de 5 (cinco) anos.

Instruções para encaminhar projeto.

Fomento

Os projetos para pós-doutorado e colaborador podem ser desenvolvidos com ou sem bolsa. Caberá ao interessado indicar a modalidade e submeter, quando for o caso, a solicitação de bolsa às agências de fomento.

Projetos sem bolsa

• Inscrição: 08/10 a 22/11
  • Resultado: 12/03/2020
  • Início: 26/03/2020