SUSTENTARE & WIPIS 2023 – Disciplina Metodologia de Pesquisa e Análise de Projetos, do PROFCIAMB gera trabalhos para maior evento de Sustentabilidade da América latina

4 de dezembro de 2023


O V Sustentare – Seminários de Sustentabilidade da PUC-Campinas – e VIII WIPIS – Workshop Internacional de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade e Gestão de Recursos Hídricos (Sustentare & WIPIS) na edição 2023, é um dos maiores eventos de sustentabilidade da América, tendo ocorrido nos dias 22, 23 e 24 de novembro, totalmente online.

Este importante evento é organizado e promovido por três grandes instituições de ensino e pesquisa brasileiros: PUC-Campinas, por meio do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPGS); Escola de Engenharia da USP de São Carlos, por meio do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais e do Programa de Pós-Graduação em Hidráulica e Saneamento; e a Agência das Bacias PCJ, por meio do Grupo de Trabalho Indicadores e Monitoramento da Câmara Técnica de Proteção e Conservação dos Recursos Naturais (CT-RN) e da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID).

Congregando pesquisadores, profissionais especializados em sustentabilidade, docentes e discentes que partilhem dados e resultados que vêm sendo colhidos em suas pesquisas, o evento tem como objetivo a divulgação de conhecimentos e experiências para a promoção da sustentabilidade e preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e melhoria dos caminhos para a gestão de recursos hídricos tanto no Brasil como no exterior. Foi o que ocorreu com uma das disciplinas ministradas pelo PROFCIAMB na Associada USP.

            Em entrevista com a Professora Vânia Galindo Massabni, pudemos compreender o processo realizado na disciplina para chegar aos produtos apresentados no importante evento. Vânia nos esclareceu: Nessa disciplina nós trabalhamos com os alunos primeiro de uma forma tentando com que eles percebam a importância da metodologia científica, metodologia de pesquisa para o desenvolvimento de seus trabalhos práticos, seja em sala de aula ou não. Temos alguns alunos, que, por exemplo, são de prefeituras, de comitês de bacia do PCJ e isso é uma característica interessante em nosso público com o qual a gente trabalha desde a ideia do que é uma análise documental, como fazer uma análise documental, como desenvolver, por exemplo, a entrevista, como analisar uma entrevista num projeto educacional, como trabalhar com os alunos de modo que esses estudantes sejam protagonistas do seu próprio aprendizado, bem como aprender a documentar e registrar tudo isso.”

Segundo a professora Vânia, desde o primeiro oferecimento da disciplina, em 2018, docentes e discentes trabalham nessa perspectiva trazendo também essa metodologia científica vivida: “eles têm que desenvolver uma pesquisa durante a disciplina, então a gente divide grupos, cada docente fica responsável por orientar uma pesquisa. Esses grupos, por exemplo, geraram trabalhos sobre a água, que foi um dos temas que nós trouxemos para investigar. No processo a gente comenta um pouco das problemáticas da água, a poluição e aí a gente propõe a pesquisa, por exemplo, ODS, objetivos de desenvolvimento sustentável, nós pesquisamos para ver como esses objetivos estão ou não incorporados nas próprias dissertações que da rede PROFCIAMB do Brasil.  Essa é uma análise documental, sistematiza as palavras-chave, então esse nosso aluno do PROFCIAMB  ele vai aprender durante a disciplina a fazer essa busca.”

Além das aulas convencionais com todos, há também momentos de orientação desses trabalhos que é de coletivização dessa produção. Segundo a professora Vânia, há dois momentos:  “um momento inicial em que os docentes da disciplina dão uma devolutiva aos alunos, falando o que precisa melhorar, referências para buscar, falando o que não está bom, entendendo como se coletou esse dado. Então, a gente ajuda eles a fazerem essa sistematização.”, ressaltou. Em função deste método de trabalho, a professora Vânia nos disse que todos os docentes também são co-autores dos produtos, num processo de interação entre os alunos que é bastante rico: “a gente não fica só na posição de orientação desses trabalhos, a gente vai junto buscar esse dado, então, por exemplo, o banco de teses de dissertações que a gente tem aqui do próprio PROFCIAMB São Carlos, se a gente percebeu que tava faltando alguma referência ali, então a gente vai complementar com bancos de teses, CAPes, ou escolhe fazer de outra forma e justificar. Esse procedimento, essas  escolhas metodológicas nós fazemos junto com os estudantes durante a disciplina, então, tem um momento intermediário e as professoras todas fazem a sua devolutiva, inclusive com a escrita, a gente pede para entregar o material intermediário, e depois a aula final é a apresentação desse trabalho final, já com as considerações, já com as análises”, explicou.

A culminância deste processo envolvendo a disciplina, já há alguns anos, tem sido enviar os trabalhos realizados em aula para grandes eventos científicos: aqueles que a gente considera que estão bem elaborados, conferimos todas as referências, lemos tudo, pra poder mandar pro WIPS que a gente já falou desde o primeiro dia de aula, que o trabalho da disciplina seria entregue no modelo do WIPS.”

A professora Vânia deu ênfase no que foi falados aos alunos da disciplina sobre a conclusão desses trabalhos. Segundo ela, foi dito aos discentes que “este é um grande evento sobre sustentabilidade que está se configurando na América Latina e vocês tem que conhecer o evento e se integrar e também perceberem-se como produtores de conhecimento na área de educação, então além de ser educador, tem que ser pesquisador do ensino das ciências ambientais, conhecer todas as problemáticas das ciências ambientais, poluição, destruição das florestas, questões ecológicas onde nós nos situamos como cidadãos que precisamos lutar por um planeta melhor e pensar mais nas nossas atitudes do dia-a-dia”, concluiu.

Dentro deste escopo, o PROFCIAMB, além de ser uma das entidades organizadoras, marcou também presença neste evento com a apresentação de dois importantes trabalhos: ODS 6 – Água potável e saneamento: uma análise de suas metas nas produções do Mestrado Profissional em Rede Nacional para ensino das ciências ambientais – associada USP (Cristina Araujo de Sousa, Murilo Ferreira de Sant’Anna, Reginaldo Francisco, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, Vânia Galindo Massabni, Ariane Baffa Lourenço) e A Educação Ambiental nas dissertações do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Livia Maria Vieira Pereira, Mariana Pavanel Siciliano, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, Ariane Baffa Lourenço e Vânia Galindo Massabni).

O evento é uma referência nacional e contou com mais de 8 mil pessoas.

Assessoria de Comunicação: Amanda Murgo