TRILHA VIRTUAL ENSINA O CICLO DA ÁGUA PARA ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO

25 de agosto de 2021

Mestrado de aluno do PROFCIAMB resultou em um instrumento interativo que fortalece a aprendizagem sobre a temática da água.

Por Paula Penedo P. de Carvalho

Um aluno do Programa de Pós-graduação Em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) criou uma trilha virtual para ensinar o ciclo da água de forma intuitiva e inovadora a estudantes do ensino básico. O produto educacional é resultado da primeira dissertação defendida na associada da Universidade de Brasília (UnB), pelo professor de geografia Eduardo da Silva Santos e com orientação do docente Gustavo Macedo de Mello Baptista.

Eduardo da Silva Santos foi o primeiro aluno a defender sua dissertação na associada Universidade de Brasília.

O objetivo da trilha é fortalecer a temática da água, funcionando como um instrumento interativo para o aprendizado do ciclo hidrológico e das ciências ambientais. Ela foi elaborada no Parque Ecológico Riacho Fundo, no Distrito Federal, onde Eduardo trabalhava como educador ambiental, e tinha como público-alvo os alunos do Projeto Parque Educador, criado para fortalecer a educação ambiental e ampliar o espaço educativo das escolas públicas, aumentando a integração dos parques ecológicos com a comunidade.

Por esse motivo, a proposta inicial era que a trilha fosse desenvolvida de forma presencial, dentro do Parque. No entanto, durante a qualificação, em setembro de 2020, a banca sugeriu que o mestrando mudasse para uma versão virtual, visto que os alunos do projeto já estavam no sistema remoto de ensino, devido à pandemia de Covid-19. “Eu tentei fazer isso de forma gameficada, no formato de circuito virtual, não só para os alunos do projeto, mas também para a comunidade em geral, porque é possível acessar a trilha virtual de qualquer lugar do mundo”, explica Eduardo, que precisou enfrentar o desafio de aprender a criar um site com várias páginas para poder construir a trilha.

O geógrafo produziu oito vídeos explicando o passo-a-passo dos componentes do ciclo da água, montou as placas virtuais, que estão linkadas na trilha, e em seguida estruturou todo o site, com informações como apresentação, metodologia, discussões complementares, além de um link para a trilha virtual. Apesar dela ter sido pensada especialmente para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental que participam do projeto Parque Educador, ela tem tido uma boa receptividade de alunos de várias idades.

Trilha foi elaborada no Parque Ecológico Riacho Fundo, no Distrito Federal.

Além de uma oficina promovida com os professores do projeto Parque Educador, para ensiná-los a manusear o material, Eduardo também realizou testes com os alunos do Instituto Federal da Bahia, no campus de Valença, onde trabalha atualmente, e os resultados foram bastante positivos. Por ser um vídeo tranquilo, com brincadeiras no meio do caminho, isso torna o processo de aprendizagem mais leve e diferente, funcionando como um bom material complementar ao ensino promovido pelos livros e professores.

Após a defesa da dissertação, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que administra o Parque, decidiu implantar as placas presenciais nos mesmos locais da trilha que aparecem na modalidade virtual. “Esse foi um ganho do projeto do Parque Ecológico Riacho Fundo e um ponto muito positivo. Quem ganha com isso? Os estudantes do Projeto Parque Educador e a comunidade, porque agora vão estruturar a trilha, dar uma movimentada, e além disso o meu trabalho também vai se tornar presencial”, comemora Eduardo.

Quem quiser conhecer a Trilha Virtual, pode acessá-la em: www.trilhavirtualdociclodaagua.com