UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA ABRE INSCRIÇÕES PARA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS, EM PARCERIA COM A REDE PROFCIAMB

17 de fevereiro de 2022

Edital, aberto entre os dias 28/02 e 30/03, é voltado a professores, profissionais das áreas de ensino, extensão e divulgação de ciências e aqueles que atuam em espaços não formais de ensino.

Por Gustavo Cardoso

A partir do dia 28 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para a próxima turma do Mestrado Profissional em Ensino das Ciências Ambientais, oferecido pela associada Universidade de Brasília (UNB) da Rede PROFCIAMB. A formação é oferecida em consórcio com o Instituto de Química (IQ), o Departamento de Economia (ECO/FACE), o Instituto de Geociências (IG) e o Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS).

Vinte vagas estarão disponíveis para a quarta turma que irá ingressar na presente chamada, sendo  quatro delas destinadas à política de ações afirmativas.  Professores do ensino fundamental, médio e da educação de jovens e adultos, profissionais  que desenvolvam e executem atividades de ensino, extensão e divulgação de ciências, além daqueles que atuam em espaços não formais de ensino, como museus, jardins botânicos e parques ecológicos poderão se candidatar.

O presente programa possui duas linhas de atuação voltadas à  reflexão e inovação no ensino e aprendizagem das ciências ambientais: Ambiente e sociedade, com projetos de pesquisa direcionados ao padrão de consumo e produção atuais, bem como à suas influências nas interações sócio-ambientais e categorização de consequências, as quais serão trabalhadas em temas como a  gestão de conflitos entre diversos agentes da sociedade envoltos na presente temática.

Recursos naturais e tecnologia, em que serão abordadas pesquisas  sobre a utilização sustentável dos recursos naturais,  bem como a reflexão sobre o uso dos mesmos. Os projetos envolvidos neste tema estão relacionados à exposição destes conteúdos nas escolas, laboratórios e atividades de campo visando melhorias e inovações em atividades e experiências com o objetivo de fortalecer o ensino das ciências ambientais nos espaços mencionados .

Para mais detalhes sobre as etapas do processo seletivo e outras  informações do edital, acesse: https://bit.ly/3BFUZUH