X Encontro Nacional da Anppas

25 de fevereiro de 2021


É com satisfação que anunciamos a realização do X Encontro Nacional da Anppas. O tema desta edição histórica é “Vinte anos de Século XXI: Mudanças ambientais e ambientalismo em tempos de negacionismos”, e será realizada entre 5 e 8 de outubro, em formato online devido ao agravamento e incertezas em relação à pandemia.

O evento vai comemorar os 20 anos da Anppas e a realização do nosso 10° Encontro bianual. E será também uma oportunidade de refletir sobre as mudanças ambientais e seus diversos atores, para além da academia, que contribuíram para fortalecer o campo de estudos em ambiente e sociedade e a epistemologia das ciências ambientais.

E há ainda os desafios presentes e futuros que, como o título do evento sugere, inclui as várias formas de negacionismo que afetam a confiança pública no ethos e na ação democrática, na produção científica e nos riscos das mudanças ambientais.

Além das atividades já consolidadas em edições anteriores (conferências, painéis temáticos e grupos de trabalho), planejamos duas novas iniciativas que antecedem o evento oficial:

  •  Ciclo X Enanppas de mesas-redondas com encontros mensais abertos ao público, veiculados no canal do YouTube da Anppas e nas suas redes sociais, com temas relacionados ao histórico da associação e da atuação ambiental nos últimos 20 anos. O primeiro encontro está programado para março.
  • Escola Anppas de cursos e minicursos com início em 28 de setembro e que se estendem até 1° de outubro com cursos de 4 ou 8 horas sobre temas, abordagens, métodos e metodologias de interesse no campo acadêmico em ambiente e sociedade.

*Informações sobre as mesas-redondas e a abertura do edital para submissão de cursos serão divulgadas nas próximas semanas.

Neste momento, estamos ajustando os últimos detalhes antes de divulgar todas as informações no site do evento, incluindo abertura de inscrições e submissão de propostas de GT e mesas-redondas.