A ÁGUA COM EIXO ARTICULADOR DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

CARLOS AUGUSTO DOS SANTOS FAIAS JUNIOR

CLAUDEMIRA VIEIRA GUSMÃO LOPES

Macroinvertebrados bentônicos

Conteúdos estruturantes

Qualidade da água.

Escolas Sustentáveis

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2018

A preocupação com a disponibilidade, consumo e poluição da água vem sendo objeto de reflexão desde a década de 1970. Essa preocupação tem pautado leis e exigido mudanças de comportamento das pessoas em relação ao líquido mais precioso do planeta que, mesmo ocupando 71% da superfície terrestre,  está disponível em uma pequena parcela desse volume para o consumo humano. Por outro lado, no Ensino Médio os professores precisam trabalhar uma série de conteúdos em Química, Física e Biologia levando em  consideração as questões ambientais. Por entender que os conteúdos dessas disciplinas poderiam ser trabalhados de forma articulada a partir da temática “qualidade da água” é que surgiu o problema desta  pesquisa, cujo objetivo geral foi elaborar um caderno pedagógico para auxiliar professores de Ciências a partir deste tema e trabalhar questões ambientais relevantes para a sustentabilidade. A metodologia foi  dividida em três fases. Na fase exploratória, procedeu-se a pesquisa bibliográfica e foi elaborado um protocolo de ação para levantar informações junto a estudantes de um curso de graduação, em licenciatura,  sobre a qualidade da água. Na fase de campo ocorreu o acompanhamento de todas as etapas do curso de extensão por meio de observação participante e de algumas intervenções no processo. Na fase de  sistematização de dados, os registros foram analisados e organizados para elaboração do produto final. O curso de extensão foi realizado em seis etapas, que aconteceram entre 29 de setembro de 2017 e 18 de maio  de 2018. Os conteúdos de Ciências da Natureza contemplados nas DCEs do Paraná (Biologia, Química e Física) que podem ser trabalhados com estudantes do Ensino Médio foram: matéria e energia e sua natureza,  biogeoquímica e química sintética; Física: movimento, termodinâmica e eletromagnetismo; Biologia: organização dos seres vivos, mecanismos biológicos. Como produto final da pesquisa elaborou-se um  caderno pedagógico abordando conteúdos de Química, Física e Biologia a partir do eixo articulador da temática qualidade da água.