Autor: NEUZA MARIA MACHADO
Orientador: HELENA MIDORI KASHIWAGI DA ROCHA
Palavras Chaves: Alimentos Processados Alimentos Saudáveis Consumo Alimentar Mídias Marketing Padrão alimentar
Linha de Pesquisa: Não informada
Projeto Estruturante: Não informado
Instituição: PROFCIAMB UFPR
Ano: 2022 |
Resumo:
A fase da adolescência é caracterizada por um período de bruscas mudanças físicas, uma efervescência nas questões hormonais e comportamentais em que se compreende como uma fase de transposição entre a infância e a vida adulta, em que os adolescentes vão se tornando cada vez mais autônomos e independentes, principalmente, quando o assunto é alimentação. Por isso, durante esse período na vida do adolescente, é extremamente necessário um acompanhamento alimentar sério e bem equilibrado. A presente pesquisa teve como principal objetivo analisar a influência da mídia nas escolhas alimentares de adolescentes de um Colégio do Campo de Antonina – PR. A intenção foi tentar mudar a visão e as atitudes dos educandos, especificamente dos adolescentes das três séries do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Hiram Rolim Lamas, sobre os devidos cuidados da ingestão de alimentos industrializados. A metodologia utilizada nesta pesquisa recorreu a um estudo exploratório-descritivo, através de literatura específica e observacional, qualitativo e quantitativo que foi realizada junto aos estudantes matriculados no Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Hiram Rolim Lamas, visto estarem ainda na fase da adolescência, com o intuito de conhecer, através de pesquisa de cunho social, hábitos alimentares do grupo envolvido, bem como as influências que sofreram e sofrem por parte da mídia no que diz respeito às suas preferências. Além disso, a pretensão foi, basicamente, sensibilizar os adolescentes, através de documentários que trazem explicações científicas sobre alimentos industrializados e suas consequências, diálogo em roda de conversa, para que possam, de posse de novos conhecimentos, refletir e adotar novos comportamentos alimentares, sinalizando para a prevenção de doenças – provocadas pela má alimentação – e promoção da saúde e do bem-estar. Os resultados obtidos através da análise da coleta de dados da pesquisa revelaram que, em relação a alimentação industrializada e a influência da mídia na vida dos adolescentes do campo, permitiu perceber que quando comparamos a influência da escola e da família com a mídia tanto televisiva quanto à internet, foi possível identificar que as propagandas possuem uma influência mais duradoura e marcante na medida em que se utilizam de comerciais mais atraentes e altamente persuasivos. É fato que, a percepção de que houve uma mudança dos hábitos alimentares dos adolescentes do campo é real, em alguns casos, radicalmente, sendo que o consumo de alimentos naturais foi reduzido e houve um aumento continuo e considerável de alimentos industrializados calóricos e ricos em gordura. Percebe-se também que, o fator alimentação vai mais adiante de tudo isso, abrangendo fatores importantes como a cultura familiar, social, cultural e segurança alimentar e nutricional. |
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