A ARTE URBANA NA ESCOLA: O GRAFFITI NO ENSINO DE ARTE EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL


 

Autor:

LEILA DOS SANTOS HASSAN NASCIMENTO

 

 

 

Orientador:

ANA ELISA DE CASTRO FREITAS

 

 

 

Palavras Chaves:

Arte Educação

Graffiti

Projeto Paranaguá Mais Cores

Arte Urbana

Litoral do Paraná

 

 

Linha de Pesquisa:

Não informada

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPR

 

Ano: 2023

Resumo:

 

Essa dissertação reflete sobre a arte urbana – especialmente o graffiti – no contexto do ensino de artes. Parte-se da análise das práticas de arte educação desenvolvidas pela autora no ensino de artes na educação básica e propõe-se interfaces com o estudo das ciências ambientais. A pesquisa lança um olhar ao Projeto Paranaguá Mais Cores, desenvolvido no centro histórico da cidade de Paranaguá, litoral do Paraná, buscando interpretar o papel desse projeto para a disseminação da arte urbana nos ambientes da cidade. Seguindo o trajeto da arte urbana no centro de Paranaguá, a pesquisadora, educadora e artista revisita suas práticas de arte educação, buscando incorporar questões ambientais na abordagem da arte na escola.Questões como o território da arte urbana, os processos artísticos, políticas culturais e sujeitos artistas passam a interessar na abordagem das práticas. Com estasreflexões, expande-se a abordagem da arte urbana e do graffiti para além de sua perspectiva técnica, para pensar os ambientes da cidade e a própria cidadania. A pesquisa se desafiou a aproximar o ensino de artes do ensino com temas da educaçãoambiental, buscando ampliar a consciência dos educandos e da educadora frente aos desafios do conhecimento e valorização dos ambientes em que vivem.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação