A ARTE URBANA NA ESCOLA: O GRAFFITI NO ENSINO DE ARTE EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL

LEILA DOS SANTOS HASSAN NASCIMENTO

ANA ELISA DE CASTRO FREITAS

Arte Educação

Graffiti

Projeto Paranaguá Mais Cores

Arte Urbana

Litoral do Paraná

Não informada

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2023

Essa dissertação reflete sobre a arte urbana – especialmente o graffiti – no contexto do ensino de artes. Parte-se da análise das práticas de arte educação desenvolvidas pela autora no ensino de artes na educação básica e propõe-se interfaces com o estudo das ciências ambientais. A pesquisa lança um olhar ao Projeto Paranaguá Mais Cores, desenvolvido no centro histórico da cidade de Paranaguá, litoral do Paraná, buscando interpretar o papel desse projeto para a disseminação da arte urbana nos ambientes da cidade. Seguindo o trajeto da arte urbana no centro de Paranaguá, a pesquisadora, educadora e artista revisita suas práticas de arte educação, buscando incorporar questões ambientais na abordagem da arte na escola.Questões como o território da arte urbana, os processos artísticos, políticas culturais e sujeitos artistas passam a interessar na abordagem das práticas. Com estasreflexões, expande-se a abordagem da arte urbana e do graffiti para além de sua perspectiva técnica, para pensar os ambientes da cidade e a própria cidadania. A pesquisa se desafiou a aproximar o ensino de artes do ensino com temas da educaçãoambiental, buscando ampliar a consciência dos educandos e da educadora frente aos desafios do conhecimento e valorização dos ambientes em que vivem.