A AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA COM AUXÍLIO DO LETRAMENTO DIGITAL


Autor:

FÁBIO ALVES DE MORAES

 

Orientador:

KALINKA REGINA LUCAS JAQUIE CASTELO BRANCO

 

 

Palavras Chaves:

Sequência Didática

Alfabetização Científica

Letramento Digital

Robótica Educacional

 

 

Linha de Pesquisa:

Não Informada

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

Instituição:

PROFCIAMB USP

 

Ano: 2020

Resumo:

 

Nas últimas décadas o desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de comunicação e informação está transformando de modo profundo a sociedade. Os computadores e suas tecnologias fazem parte do dia-a-dia de incontáveis segmentos da sociedade, o que cria novas exigências e competências no âmbito educacional. Para suprir as necessidades educacionais de tais mudanças faz-se necessária a criação de Sequências Didáticas inovadoras e mudanças curriculares que satisfaçam as novas necessidades de uma sociedade globalizada. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo classicar, analisar, avaliar e validar as importantes e signicativas contribuições das Sequências Didáticas em relação aos critérios de alfabetização cientíca que atendem a proposta de interdisciplinaridade e que utilizam a robótica e o letramento digital como meios de obtenção de melhores indicadores de alfabetização. O produto desse trabalho é um Sequência Didática focado no ensino do solo e que apresenta melhorias no ensino quando fazendo uso da Robótica Educacional.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional