A BACIA HIDROGRÁFICA COMO CONTEÚDO ESTRUTURANTE PARA DIFERENTES DISCIPLINAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


 

Autor:

FLÁVIO RENATO MARQUETI POLO

 

 

 

Orientador:

VÂNIA GALINDO MASSABNI

 

 

 

 

Palavras Chaves:

Bacia hidrográfica
Currículo
Ensino
Interdisciplinaridade

 

 

 

Linha de Pesquisa:

Não informada

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB USP

 

Ano: 2021

Resumo:

 

A bacia hidrográfica vem sendo apontada em muitos trabalhos como temática que favorece a prática de ensino interdisciplinar e a conscientização sobre os problemas ambientais. A estrutura curricular está organizada em disciplinas, ou componentes curriculares sendo possível a interdisciplinaridade, por meio do desenvolvimento de práticas de ensino que integram os conteúdos que tornam o processo de ensino-aprendizagem contextualizado ao estudante. Tendo como referencial teórico estudos sobre o currículo e seu ensino, o trabalho teve como objetivo propor e analisar, na visão dos(as) professores(as) participantes, um projeto colaborativo que visou integrar a bacia hidrográfica como conteúdo das disciplinas envolvidas de forma interdisciplinar nos anos finais do ensino fundamental em uma escola da rede pública. Por meio da metodologia de pesquisa-ação, um grupo de professores(as) foi convidado a desenvolver sequências didáticas estruturadas a partir da bacia hidrográfica, em reuniões formativas, de discussão do currículo, visitas à campo e elaboração de planos de aula nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, História e Ciências. Para coleta de dados foram analisados questionários, reflexão escrita, roteiros de atividade de campo, planos de aula e entrevistas. Os resultados indicam que a formação de um grupo foi determinante para colaboração e preparação de aulas, apoiadas na reflexão sobre a bacia hidrográfica e o currículo. Para estes(as) professores(as), a conquista de um espaço de formação continuada coletiva na escola possibilitou tornar a bacia hidrográfica um conteúdo estruturante e fortaleceu a interdisciplinaridade, resultado que sinaliza o elevado potencial pedagógico das iniciativas de colaboração docente na escola para tornar viável a interdisciplinaridade no ensino.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional