A BNCC E AS PRÁTICAS DE ENSINO DOCENTE PARA A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: CICLO HIDROLÓGICO

ROSÂNGELA LIMA ROCHA

MARIA OLÍVIA ALBUQUERQUE RIBEIRO SIMÃO

KÁTIA VIANA CAVALCANTE

Água

BNCC

Ensino-Aprendizagem

Práxis docente

Referencial Curricular Amazonense

Comunidade, saúde e
ambiente

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2022

O trabalho apresenta o desenvolvimento de competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem do ciclo hidrológico no Ensino Fundamental I, na perspectiva de evidenciar as potencialidades e fragilidades da práxis docente no favorecimento da aprendizagem significativa. Nesse direcionamento, foi indispensável conhecer a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento orientador da proposta dos currículos da educação brasileira. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi verificar elementos da proposta pedagógica da BNCC para o ensino do objeto de conhecimento “ciclo hidrológico”, a partir dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, Educação Física, Ensino Religioso e Educação Física, referentes ao 5º (quinto) ano do ensino fundamental I. O método utilizado foi o estudo de caso e a abordagem metodológica foi qualitativa, com a utilização das estratégias da análise documental e observação participante. Os procedimentos operacionais ocorreram em dois momentos: (1) Análise nos Planos de Curso e Diário de Classe dos Docentes dos componentes curriculares do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, do ano de 2021; (2) A partir da investigação, foi realizada uma oficina com docentes para a elaboração de uma Sequência Didática fundamentada nas dez Competências Gerais da BNCC e nos Objetivos 4 e 6 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS propostos pela Organização das Nações Unidas – ONU. Os resultados foram organizados em categorias, o que sinalizou existir forte relação entre o significado oferecido pelo aluno ao conteúdo ensinado nas aulas e as atitudes do professor. Além disso, a pesquisa apontou para um ensino que necessita de mais ferramentas sensibilizadoras sobre a questão hídrica, que sobressaiam em relação às aulas de predominância expositiva, restritas ao constante uso de atividades impressas e uso do livro didático. O produto educacional se apresenta no anexo 1, a Sequência Didática Interdisciplinar. Como conclusão, verifica-se que a maioria dos professores da escola estudada conhece, mas ainda não utiliza, a BNCC na prática docente. A prática tradicional de ensino do ciclo hidrológico ainda está presente, apontando para a necessidade de inovação no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental, que culmine na reflexão-ação-reflexão sobre a importância do ciclo hidrológico e de todo o ambiente. Quando envolvidos, os professores são capazes de promover o ensino-aprendizagem associando conhecimentos do cotidiano com o científico, resultando em aprendizagem significativa, capaz de transformar a vida do aluno a partir de sua vivência.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional