A CARTILHA EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA EM DEFESA DO MANGUEZAL


Autor:

DANIELA FLORENCIO DE ALBUQUERQUE

 

Orientador:

BRUNO SEVERO GOMES

 

 

Palavras Chaves:

Conservação

HQ

Ludicidade

Mangue

Material Didático

 

Linha de Pesquisa:

Não Informado

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPE

 

Ano: 2023

Resumo:

 

 Vários são os instrumentos utilizados para o desenvolvimento da Educação Ambiental, entre eles o emprego das Histórias em Quadrinhos (HQs), consideradas um material didático, lúdico, servindo como apoio em espaços formais e não – formais de aprendizagem. O objetivo geral do presente trabalho foi desenvolver uma Cartilha em Quadrinhos, intitulada “A Magia Mangal em: Salvando o Manguezal”, que versa sobre a importância e necessidade de conservação do ecossistema manguezal, e que servirá como instrumento para uma educação ambiental transformadora e para potencializar a aprendizagem significativa. A validação do Produto Técnico Tecnológico, a cartilha em quadrinhos, foi realizada por professores/as da educação básica, das redes pública e privada dos diversos componentes curriculares, utilizando a abordagem metodológica quali – quantitativa, mediante aplicação de um formulário estruturado, no formato digital, criado através do Google Forms e encaminhado a grupos virtuais de professores e escolas, por meio do aplicativo whatsApp. Os professores/as validaram a cartilha em quadrinhos como um produto técnico tecnológico, que seguiu todos os critérios estabelecidos pela CAPES, considerando que pode ser utilizado como recurso em seus processos de ensino – aprendizagem relacionada à Educação Ambiental, além disso, também caracterizarem a cartilha como um material lúdico, com ilustrações de qualidade, de fácil compreensão e que possui clareza na linguagem e termos utilizados.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional