A COLETA SELETIVA TRABALHADA DE FORMA INCLUSIVA: uma proposta para alunos com deficiência intelectual

LETÍCIA DOS SANTOS MARANGONI SIGOLI

SIMONE FIORI

Ensino das Ciências Ambientais

Inclusão Escolar

Prática Pedagógica

Ambiente e Sociedade

Epistemologias, Diversidades
e Formação Humana

PROFCIAMB UEM

Ano: 2023

Atualmente em nossa sociedade muito tem se falado sobre os impactos ambientais e a inclusão escolar, portanto o presente estudo aborda a conexão entre esses dois assuntos, mostrando a Educação Ambiental na interface da Educação Inclusiva. O objetivo dessa pesquisa foi analisar como a inserção de um conjunto de atividades pode contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem, abordando a coleta seletiva e a inclusão de alunos com Deficiência Intelectual da Escola Municipal Manoel Ribas, na cidade de Mariluz/PR. O projeto foi realizado na escola de forma inclusiva, ou seja, com um grupo de alunos do ensino regular juntamente com um grupo de alunos com Deficiência Intelectual, mediante um conjunto de atividades abordando o tema coleta seletiva. Partindo dos princípios fundamentais da Teoria Histórico-Cultural, compreendemos que a aprendizagem se dá por meio das interações sociais. Nessa perspectiva, utilizando a Pedagogia Histórico-Crítica, o professor assume a responsabilidade de trazer a realidade dos alunos para a sala de aula, adaptando os conteúdos de forma a relacioná-los com as vivências dos estudantes por meio de um processo dialético. Essa pesquisa foi realizada através da metodologia de pesquisa participante, na qual aplicamos uma série de atividades, tais como desenhos, pinturas, vídeos, confecção de coletores (lixeiras) com materiais recicláveis, jogos, entre outras. Para a coleta de dados foi utilizada a observação durante rodas de conversa, anotações em um caderno (diário de bordo) e a produção dos alunos, bem como na análise de conteúdo, o qual foi realizada através de uma adaptação do método de Bardin categorizando através dos desenhos. A partir deste estudo, desenvolvemos dois Produtos Educacionais, o primeiro consiste em um Guia Didático destinado aos professores, o qual contém explicações detalhadas das atividades relacionadas à Educação Ambiental e à prática da coleta seletiva. O segundo produto, direcionado aos alunos, trata-se de um Almanaque intitulado de “As aventuras de Tico e Lelê”, contento as atividades simplificadas sobre Educação Ambiental e a coleta seletiva. Essas atividades foram elaboradas visando a inclusão dos alunos do Ensino Fundamental regular com os alunos com Deficiência Intelectual. O mesmo será disponibilizado de modo impresso para os professores da escola e no formato digital na internet no site do PROFCIAMB–UEM e na biblioteca digital pública OER Commons, com o intuito de contribuir com outros profissionais da educação, estudantes interessados de outras localidades para o processo de ensino e de aprendizagem, com uma a abordagem focada na Educação Ambiental e a coleta seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional