A CONSTRUÇÃO DE UMA ECOPEDAGOGIA NA ESCOLA

formação humana

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2022

As questões socioambientais têm ganhado bastante repercussão no cenário mundial pelo agravamento das crises ambiental e climática. No campo educacional, tem exigido dos docentes um aprofundamento teórico e prático sobre metodologias didático-pedagógicas interdisciplinares, capazes de promover discussões relacionadas às problemáticas socioambientais na escola. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo a construção de um Produto Educacional para auxiliar a prática pedagógica dos docentes do Ensino Fundamental II quanto à conservação e o uso sustentável dos recursos hídricos a partir da abordagem do pensamento complexo e interdisciplinar. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método dialógico e o paradigma da complexidade numa abordagem qualitativa, sob a forma do estudo de caso, fazendo uso da análise documental, entrevista e oficinas pedagógicas. Os resultados apontaram que os participantes da pesquisa reconhecem os aspectos que interferem nas práticas de ensino e nos objetivos traçados para o desenvolvimento dessas práticas, dificultando a abordagem das temáticas socioambientais, sobretudo, relacionadas à conservação e o uso racional da água. Eles corroboraram com a ideia de que a prática pedagógica interdisciplinar contribui para a superação da visão disciplinar e fragmentada do processo educativo. E por fim, reconheceram que a mudança demanda comprometimento por parte de todo o coletivo para que seja implementada a Ecopedagogia na escola. Nessa perspectiva, o Produto Educacional – Guia Didático: A construção de uma Ecopedagogia pelo uso racional e sustentável dos recursos hídricos, se apresenta como uma ferramenta pedagógica de apoio às práticas de ensino interdisciplinares que, visam a promoção das Ciências Ambientais e a formação crítica e integral dos educandos do Ensino Fundamental II, podendo ser aplicado, aprimorado e replicado nas diversas séries da Educação Básica.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional