A ECOPEDAGOGIA PARA PENSAR AS ÁGUAS URBANAS NA ‘BICA DE SÃO CRISTOVÃO/SE’

Não informada

PROFCIAMB UFS

Ano: 2020

No campo da educação é fundamental enfatizar temáticas que abordem a relação homem, meio ambiente e sensibilização humana. Essa relação torna-se relevante para que as pessoas entendam o mundo em que vivem e passem a respeitar a natureza, desencadeando qualidade de vida para toda si e toda a população. Como se sabe, a educação é uma das ferramentas mais eficazes para ressignificar formas de ver e cuidar do nosso planeta Terra, indicando assim, um novo modelo de comportamento e buscando um equilíbrio no ambiente. Para tanto, o nosso trabalho teve como objetivo geral refletir a formação de ecopedagogos com enfoque principal na relação águas urbanas-bica-escola, utilizando como campo de pesquisa a Bica dos Pintos, localizada na cidade de São Cristóvão-SE. Para concretização do nosso trabalho, utilizamos como suporte teórico-metodológico os estudos de Freire (1979) e Loureiro (2003) relacionados à Educação Ambiental; Gadotti (2009) no que se trata da ecopedagogia; Tundisi (2003) acerca das águas urbanas; assim como Batista (2015) e Gadotti (1990) para o método de pesquisa, além de Gil (2008), Gil e Godoy (1995), Lakatos e Marconi (2011) sobre metodologia, dentre outros de igual relevância. Nesta dissertação desenvolvemos dois projetos, um curso de formação continuada com estudantes dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas das “Faculdades Integradas de Sergipe (FISE)”, que resultou na construção de um vídeo documentário como produto didático. E um segundo curso contemplando as dimensões e desafios da Educação Ambiental voltado para os estudantes da educação básica, especificamente na Escola Estadual “Professor Manuel dos Passos Oliveira Teles”. Na ocasião deste curso, foi construída pelos alunos uma cartilha eletrônica sobre a preservação da Bica dos Pintos, que está localizada na mesma cidade da escola participante da pesquisa. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, a qual tem como método dialético, utilizamos como ponto de partida teórico levantamentos bibliográficos e documentais, e de maneira empírica a aplicação de entrevistas para análise diagnóstica junto aos (as) alunos(as) envolvidos(as) e moradores do entorno da bica. Essas atividades permitiram a discussão da problemática ambiental no que se refere ao uso das águas da Bica dos Pintos e a conservação do local, assim como o levantamento de possíveis soluções para problemas encontrados. Vale ressaltar que o diálogo de saberes possibilitou a todos os envolvidos se reconhecerem como atores principais de sua história, sendo cada um estimulado a participar na melhoria do local. Assim, diante do envolvimento dos alunos, foi possível observar o olhar crítico e reflexivo de cada um acerca dos problemas ambientais, contribuindo para a sua formação cidadã.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação