A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES CONSTRUÍDAS PELOS EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS COM O RIO BARIGUI

PATRÍCIA CORRÊA WASILEWSKI KLUTHCOVSKY

EMERSON JOUCOSKI

Rio Barigui

Educação de Jovens e Adultos

Educação Ambiental

Ciências Ambientais

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2021

Esta pesquisa teve como proposta analisar a educação ambiental no contexto das relações construídas pelos educandos jovens e adultos com o Rio Barigui. Especificamente, o universo desse estudo foram os estudantes matriculados no Ensino Médio, do CEEBJA -CIC (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) localizado em Curitiba/ PR. A geração de dados ocorreu com a aplicação de um questionário on-line construído com o auxílio da ferramenta Google Forms,que foi enviado para os alunos por meio de grupos de Whatsapp e também disponibilizado na plataforma de ensino Google Classroom. O questionário foi proposto com a intenção de analisar o conhecimento sobre a realidade socioambiental e as representações imaginárias, simbólicas e afetivas dos sujeitos educandos com as águas do rio Barigui. O referencial de base para essa análise foi a Teoria das Representações Sociais de Moscovici, Jodelet, Doise e Abric. Esses dados experienciais são indicativos das interações e significações com a água, que podem contribuir na sua gestão e conservação. Quanto a abordagem, essa pesquisa adotou as formas qualitativa e quantitativa, algumas questões propostas aos educandos foram objetivas e as respostas foram reunidas, traduzidas em números e analisadas e ainda houve um momento aonde os pesquisados puderam responder abertamente sobre o passado, o presente e projetar um futuro para essas águas. Os dados revelados pelos educandos serviram de base para a construção dos produtos educacionais resultantes dessa pesquisa, sendo esses: um tour virtual pelo rio Barigui, intitulado Rio Barigui: que rio é esse? e também a criação de um site contendo informações que possam ser utilizadas em práticas pedagógicas em Educação Ambiental, na escola, voltadas para a preservação dos recursos hídricos. O site foi criado a fim de abrigar o tour virtual e subsidiar contextualizações, através de textos, imagens e vídeos, a respeito das realidades local, regional e global das águas, que possam ser exploradas pelas diversas áreas disciplinares que compõem o currículo do Ensino Médio. Ainda, por meio das análises foi possível concluir que muitos educandos desconhecem a bacia hidrográfica que passa pelas regiões a onde acessam e que também não costumam frequentar parques, reservas e outros locais por onde passam as águas desse rio, sendo esse um motivo para explorar esses locais em ações pedagógicas voltadas as causas ambientais para que esses sujeitos se sintam pertencentes ao meio. Outro aspecto notado é que a formação ambiental dos respondentes, seja formal ou informal, convergiu até o momento para uma abordagem mais conservadora, com foco na mudança individual e comportamental, centrada na transmissão de conhecimentos ecologicamente corretos, considerando o indivíduo como um recorte da realidade e anulando a sua existência como ser social, quando distante das dimensões políticas, econômicas e culturais, o que pode representar um obstáculo para a solução dos problemas ambientais que precisam ser superados. Por fim, com base na investigação realizada, é possível afirmar a necessidade de atividades que envolvam o cotidiano do educando, como uma estratégia de ensino das Ciências Ambientais. O educando deve ser levado a perceber a sua importância no processo de participação na gestão das águas, como um mediador da transformação socioambiental. Compreender os aspectos locais que envolvem os recursos hídricos é o primeiro passo para a reflexão crítica sobre a questão da água no mundo.

Visualizar/Abrir Visualizar Produto Educacional