A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO SOBRE O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA, ATRAVÉS DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO, EM PONTE DE ITABATINGA, JANDAÍRA, BAHIA

ALDA CRISTINA MENEZES DA SILVA

SINDIANY SUELEN CADUDA DOS SANTOS

Coorientador:

LÍCIO VALÉRIO LIMA VIEIRA

Educação Ambiental

Arco de Maguerez

Turismo Sustentável com a escola

Não informada

Não informada

PROFCIAMB UFS

Ano: 2022

O Turismo de Base Comunitária (TBC) é um modo de fazer turismo que prioriza as necessidades do lugar, das pessoas, da cultura e do meio ambiente. Esta dissertação surgiu de duas inquietações: a primeira referiu-se ao papel da escola como espaço de discussão e reflexão acerca do TBC; e a segunda correspondeu ao estabelecimento de caminhos metodológicos para discutir sobre a implementação, organização e fortalecimento do TBC junto à escola e à comunidade. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar o uso da Metodologia Ativa da Problematização, junto aos estudantes da Escola Municipal Joana Almeida Pinto e pessoas da comunidade do entorno, no processo de reflexão para implementar o Turismo de Base Comunitária, na comunidade de Ponte de Itabatinga, Município de Jandaíra, Bahia.
Partindo deste entendimento, constituem-se os objetivos específicos que conduziram a dissertação: caracterizar a comunidade de Ponte de Itabatinga em suas relações com a atividade turística; avaliar o uso da Metodologia da Problematização nas reflexões sobre a
implementação, organização e fortalecimento do Turismo de Base Comunitária, junto aos
estudantes da escola pesquisada e à comunidade de Ponte de Itabatinga; e produzir uma cartilha educacional para propagação de saberes sobre o Turismo de Base Comunitária, por meio da Metodologia da Problematização, junto à escola e à comunidade. O método da pesquisa foi centrado na fenomenologia, com uso da abordagem qualitativa. Para tanto, foram utilizadas as técnicas de coleta de dados: bibliográfica, documental, campo e “pesquisa-ação”. Após autorização da pesquisa pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe, o projeto foi apresentado à gestão escolar, alunos e comunidade. Na sequência, foram iniciadas as atividades definidas para cada etapa da Metodologia da Problematização, junto aos 12 estudantes da Escola Municipal Joana Almeida Pinto e cinco pessoas da comunidade. As etapas da metodologia, seguiram a ordem definida pelo Arco de Maguerez: na observação da realidade, os participantes da pesquisa escolheram três pontos de observação P1, P2 e P3. A identificação dos postos-chave foi realizada em grupos na etapa de observação. Na teorização organizaram-se tecnicamente e teoricamente para o estudo e investigação da temática trabalhada. Nas hipóteses de solução idealizaram e executaram a redação de uma carta aberta à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jandaíra, Bahia, e a definição de uma rota sustentável. E na aplicação à realidade desenharam a Rota Linha Verde, baseando-se na análise SWOT, e propuseram a viabilidade da entrega da carta aberta à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jandaíra, Bahia. A análise dos dados qualitativos foi orientada pelo método de Análise do Discurso, por meio do qual foram definidas as unidades de sentido: “Meio ambiente, região e significados”; “Inclusão social”; e “Turismo de Base Comunitária”. As unidades de sentido revelaram questionamentos e sugestões por parte dos participantes da pesquisa, ao destacarem os problemas ambientais e refletiram a “falta de oportunidades” que, por sua vez, exclui diversas pessoas de forma social, econômica e política. Desse modo, foram encontrados, ao longo das etapas da pesquisa, elementos que podem ser usados como subsídios para a reflexão de um futuro projeto de TBC na comunidade pesquisada, através de um trabalho articulado com a Escola. Os projetos incluem as comunidades de maneira sustentável, levando as a ter controle quanto à exploração dos recursos naturais, proporcionando a organização, o fortalecimento e levando os atores sociais a serem protagonistas de sua própria história.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional