A ESCOLA PÚBLICA E O MINISTÉRIO PÚBLICO: MECANISMOS DE PROMOÇÃO DE PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NAS SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS (A Partir da Utilização do APP “NatureSpe – Uma Esperança Certa”)


 

 

Autor:

FLÁVIO FONSECA SANTOS

 

 

 

Orientador:

SAULO HENRIQUE SOUZA SILVA

 

 

 

Palavras Chaves:

Educação Ambiental

Escola Pública

Ministério Público

Parceria

Teoria da Ação Comunicativa

Habermas

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFS

 

Ano: 2021

Resumo:

 

Esta dissertação tem por objetivo fomentar a formação de parceria entre a escola (pública) e o ministério público, como forma de ampliar a Educação Ambiental, na perspectiva da Ação Comunicativa, como uma possibilidade para a emancipação do sujeito social. O lócus da pesquisa seria inicialmente no Colégio Estadual Gumercindo Bessa, que fica situada no bairro Porto D’areia, na cidade de EstânciaSE; mas, em virtude da pandemia que ensejou à necessidade de isolamento social, a pesquisa teve que ser readequada, passando a ser apenas um estudo bibliográfico, já que não foi mais possível a participação dos sujeitos inicias da pesquisa. O estudo volta-se para despertar a necessidade de formação de parcerias entre a escola e as instituições, com objetivo de fomentar o senso crítico dos alunos e chamar a atenção sobre a problemática ambiental, bem como para que os alunos tornem-se cidadãos participantes nas soluções dos problemas ambientais. O procedimento metodológico que embasou a pesquisa se deu por meio da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, bem como o estudo respaldou-se na filosofia e ensinamentos sobre a dialogicidade do ilustre Paulo Freire. Verificou-se que com atos de fala, a partir das interações linguísticas foi possível perceber diante do significado verbal, as verdadeiras intenções do falante, e, principalmente entender o tipo da ação realizada. O caminho metodológico perseguido permitiu perceber ainda como se dá as relações intersubjetivas no mundo da vida das pessoas. Após todas as discussões e estudos, foi possível construir um produto educacional, a saber: a criação de um aplicativo, cujo nome é “NatureSpe – Uma esperança certa”, passível de ser aplicado na escola e replicável em outras realidades, para que os alunos e/ou usuário possam aprofundar seus conhecimentos sobre os crimes ambientais e ao final realizarem denúncias quando do conhecimento da prática de algum dano ambiental.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional