A ÉTICA AMBIENTAL E A SOCIEDADE DE RISCO EM UM JOGO DIDÁTICO, COMO UM INSTRUMENTO NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


 

Autor:

LAYARA LUANA MALVESTIO

 

 

 

Orientador:

FERNANDA DA ROCHA BRANDO FERNANDEZ

 

 

 

 

Palavras Chaves:

Educação formal
Interdisciplinaridade
Jogos didáticos
Metodologias ativas
Sustentabilidade

 

 

 

Linha de Pesquisa:

Não informada

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB USP

 

Ano: 2021

Resumo:

 

A Educação para o Desenvolvimento Sustentável surge em um momento de crescente preocupação com o futuro do planeta e representa um desafio diante da educação atual. É focada na criticidade do indivíduo e em seu posicionamento diante das situações cotidianas e no desenvolvimento de habilidades para a promoção do desenvolvimento sustentável. O termo desenvolvimento sustentável, que postula um desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a qualidade de vida e as necessidades das gerações futuras surgiu pouco depois que visões da ética e da sociologia começaram a ser questionadas. Representantes dessa fase são a ética ambiental e a Sociedade de Risco de Ulrich Beck, ambas discutindo a relação do homem com a natureza. Diante dessa realidade questiona-se a possibilidade de utilizar a ética ambiental e a Sociedade de Risco para promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e por que não por meio de jogos interdisciplinares. A partir dessa questão e com base nesses referenciais descritos originou-se o produto resultante dessa pesquisa. Nesse produto encontra-se o jogo didático “Cidade sustentável: o dilema em jogo”. Espera-se que com esse produto questões relacionadas a Educação para o desenvolvimento sustentável sejam trabalhadas de maneira interdisciplinar.

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