A GEOEDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO DE VILA PEDRA EM IRITUIA-PA

MÁRIO ROCHA DE VASCONCELOS

MARIA LUDETANA ARAÚJO

ANTÔNIO LICCARDO

Geopatrimônio

Vila Pedra

Irituia-PA

Geoeducação

Ciências Ambientais

Recursos Naturais e suas Tecnologias

PROFCIAMB UFPA

Ano: 2021

A maior valorização e divulgação da biodiversidade em relação à geodiversidade, reflete um desconhecimento por parte da sociedade dos valores e da importância da conservação do patrimônio geológico de uma determinada região. O município de Irituia na região nordeste do estado do Pará apresenta uma geodiversidade peculiar e é um importante patrimônio geológico dessa região, com conteúdo pouco disseminado na comunidade e mesmo entre estudantes e professores do ensino básico local. A localidade de Vila Pedra, situada no município de Irituia-PA, é um geossítio constituído por afloramentos de rochas da unidade litoestratigráfica Arenito Guamá, de grande relevância para diversos níveis de estudos geológicos, por ser considerada a melhor exposição dessa unidade no nordeste paraense. O geossítio Vila Pedra apresenta características geológicas, geomorfológicas e paleontológicas que lhe confere diversos valores, dentre os quais se destacam o científico e o educativo. O objetivo desta pesquisa foi promover estratégias de geoconservação desse geossítio, através da inserção da geoeducação no ensino fundamental das escolas da rede municipal de Irituia e o fomento à utilização deste espaço para o ensino em ciências ambientais, com a capacitação de professores e produção de materiais paradidáticos de apoio. Por meio de levantamentos bibliográficos, pesquisas de campo e um curso de capacitação foram desenvolvidos procedimentos metodológicos, que permitiram a criação dos produtos educacionais – caderno de geoeducação e dois painéis interpretativos para o geossítio – contribuindo na inserção do tema geodiversidade no ensino fundamental, utilização do geossítio na educação não formal em ciências ambientais, além da divulgação, valorização e conservação do geossítio. Os resultados da pesquisa mostraram que o viés educativo da geologia constitui uma forma de sensibilizar os professores para a compreensão do valor da geodiversidade local e proteção do patrimônio geológico da região. A consciência de conservação da geodiversidade local requer abordagens que visem a proteção do geossítio Vila Pedra. Assim, os produtos geodidáticos desta pesquisa contribuem para a conscientização, valorização e conservação deste constituinte do patrimônio geológico do Nordeste do Pará e também para incentivar o seu uso para o turismo ao lado das potencialidades culturais e auxiliar na gestão e monitoramento do local.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional