Autor:
INDIAMARA HUMMLER ODA
Orientador: LUIZ FERNANDO DE CARLI LAUTERT
Coorientador: MANOEL FLORES LESAMA
Palavras Chaves: Cultura Caiçara Construção do Conhecimento Alunos Agentes Construtores Professora Mediadora Educação Inovadora
Linha de Pesquisa: Não Informado
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB UFPR
Ano: 2019 |
Resumo:
O interesse em escrever sobre as singularidades que caracterizam os caiçaras como um povo de tradição através de um estudo de campo, e estender essa experiência ao contexto de sala de aula, consistiu, respectivamente, na relevância de um saber inovador no âmbito da educação e de repensar a participação dos alunos na construção do conhecimento. Compreendendo o quão significante é esse proceder para educação, o objetivo traçado nesse trabalho foi, enquanto mediadora, possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, enquanto agentes integrantes na co-construção da cultura caiçara. Ao considerar a essência de um trabalho que se constrói coletivamente, seguiu-se a metodologia da pesquisa-ação dando sentido para formas de sociabilidade encontradas, partilhadas e discutidas. Substanciadas por essas representações, os métodos utilizados foram as entrevistas semiestruturadas com questões abertas no estudo de campo com os caiçaras, e uma sequência didática no processo de desenvolvimento e aprendizagem com os alunos em sala de aula. O trabalho revelou que o processo de aprendizado onde os alunos participaram enquanto agentes construtores, transformou as aulas em um produto de dimensões ensináveis a contribuir para o seguimento de disciplinas que possam interessar-se a usufruir desses registros. |
|
||