A INSERÇÃO DA CULTURA CAIÇARA NA CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO PARTILHADO ENTRE EDUCADORES E EDUCANDOS NO UNIVERSO DA ESCOLA


Autor:

INDIAMARA HUMMLER ODA

 

 

 

Orientador:

LUIZ FERNANDO DE CARLI LAUTERT  

 

 

Coorientador:

MANOEL FLORES LESAMA

 

 

 

Palavras Chaves:

Cultura Caiçara

Construção do Conhecimento

Alunos

Agentes Construtores

Professora Mediadora

Educação Inovadora

 

 

Linha de Pesquisa:

Não Informado

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPR

 

Ano: 2019

Resumo:

 

O interesse em escrever sobre as singularidades que caracterizam os caiçaras como um povo de tradição através de um estudo de campo, e estender essa experiência ao contexto de sala de aula, consistiu, respectivamente, na relevância de um saber inovador no âmbito da educação e de repensar a participação dos alunos na construção do conhecimento. Compreendendo o quão significante é esse proceder para educação, o objetivo traçado nesse trabalho foi, enquanto mediadora, possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, enquanto agentes integrantes na co-construção da cultura caiçara. Ao considerar a essência de um trabalho que se constrói coletivamente, seguiu-se a metodologia da pesquisa-ação dando sentido para formas de sociabilidade encontradas, partilhadas e discutidas. Substanciadas por essas representações, os métodos utilizados foram as entrevistas semiestruturadas com questões abertas no estudo de campo com os caiçaras, e uma sequência didática no processo de desenvolvimento e aprendizagem com os alunos em sala de aula. O trabalho revelou que o processo de aprendizado onde os alunos participaram enquanto agentes construtores, transformou as aulas em um produto de dimensões ensináveis a contribuir para o seguimento de disciplinas que possam interessar-se a usufruir desses registros.

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