A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA POLÍTICA AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SEABRA, CHAPADA DIAMANTINA – BAHIA

SISNANDO PINTO VILAS BÔAS FILHO FERREIRA

WZANNA MARIA R. DE MATOS

Coorientador:

ANDRE LUIZ BRITO NASCIMENTO

Educação Ambiental

Políticas Públicas

Currículo Escolar

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2022

Este estudo tem por objetivo contribuir para a efetiva inserção da Educação Ambiental no
ensino formal no município de Seabra-Bahia, a partir da proposição de um Documento Técnico Orientador que ofereça possíveis caminhos para sua consolidação, tendo como base legal a política ambiental do município de Seabra-Bahia. Para isso, analisamos os aportes legais sobre o tema a partir da Lei no 498/2013, que versa sobre a Educação Ambiental no município, além de outras fontes legisladoras das esferas estadual e federal, para avaliar como a Educação Ambiental é proposta. Assim sendo, diante disso, dispomos do seguinte problema de pesquisa: A Educação Ambiental no ensino formal no município de Seabra está em consonância com a Política Municipal de Meio Ambiente? Esta investigação tem como interlocutores principais Grün (1994), Mendes (2014), Raymundo, Brianezi e Sorrentino (2015), Layrargues (2020), Sauvé (2005; 2017), dentre outros, os quais tratam sobre as diversas dimensões da Educação Ambiental. O percurso metodológico proposto tem como base a dinâmica da pesquisa colaborativa, que pauta o
diálogo entre os envolvidos na investigação, em prol da proposição de estratégias que possam transformar as realidades analisadas, as quais abarcam a implementação efetiva da Educação Ambiental no ensino formal do município de Seabra-BA. Para esta perspectiva metodológica, temos como interlocutores Bandeira (2016) e Desgagné (1997), que propõem a compreensão da realidade social a partir da articulação do conhecimento científico com as necessidades dos sujeitos que compõem a atmosfera da investigação, constituindo novas possibilidades resolutivas para a efetiva implementação e consolidação da Educação Ambiental no ensino formal do referido município. Os Gestores, Coordenadores e Conselheiros, participantes da pesquisa, tanto da área de educação, quanto da área meio ambiente, foram levados a refletir sobre suas necessidades e as necessidades do contexto coletivo, pleiteando, dessa forma, mudanças e/ou caminhos intersetoriais possíveis, com o intuito de que estes tenham acesso efetivo à tomada das decisões, além da participação nas escolhas da proposta, que versa sobre a Educação Ambiental em Seabra-BA. Para além de trazer como produto final um Documento Técnico Orientador que oferece caminhos para a efetiva inserção da Educação Ambiental, o estudo consegue identificar lacunas tanto na legislação quanto na percepção dos entrevistados em relação à abordagem de EA e aponta a necessidade de uma intersetorialidade entre as secretarias de Meio Ambiente e Educação do município de Seabra-BA.

.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional