A INSERÇÃO SOCIAL DE TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS PARA O USO E GESTÃO SUTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS NA ESCOLA CEF SARGENTO LIMA- DF

NIVIAN PAULA BARROS VIANA BARRETO

IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR ZANETI

Recursos hídricos

Ciências ambientais

Ensino fundamental

Não Informado

Recursos Naturais e Tecnologia

PROFCIAMB UNB

Ano: 2021

Com a crescente ocorrência de problemas ambientais, torna-se necessário pensar nos problemas com a água, os mananciais, a fauna e a flora, bens naturais indispensáveis a todos, inclusive para as gerações futuras. Diante desta realidade, o Centro de Ensino Fundamental Sargento Lima, que faz parte das bacias do Paraná, Paranaíba e Corumbá, institucionalizou o projeto, Caminho das Águas, por meio de oficinas pedagógicas, partindo da realidade local e considerando as precariedades com o meio ambiente. Este estudo utilizou a pesquisa participativa, para demonstrar as experiências vivenciadas entre estudantes, professores e comunidade do CEF, em que todos os envolvidos se comprometem com a busca por soluções/práticas de responsabilidade e comprometimento socioambiental. A proposta metodológica foi de atuação em ambiente on-line com o uso de ferramentas digitais de avaliação e interação. Foi implantado um diagnóstico para verificar alguns dos hábitos, além do nível de conhecimento dos alunos sobre o ciclo da água e a inserção de tecnologias para o uso e gestão sustentável de recursos hídricos na escola. Após as oficinas pedagógicas, o mesmo questionário foi aplicado para o mesmo grupo de 52 alunos, de 10 a 13 anos, dos 5º e 6º anos do CEF Sargento Lima. Dentre os temas abordados estão consumo consciente e redução da poluição hídrica, modelos e estratégias de uso e gestão sustentável dos recursos hídricos. Essa pesquisa teve como propósito conhecer os limites e as possibilidades da implantação das tecnologias educacionais na formação técnica da temática água, além da estruturação de um ambiente virtual de aprendizagem para apoio no ensino e aprendizagem da gestão dos recursos hídricos e o levantamento do nível de conhecimento dos estudantes sobre as ciências ambientais. Chegou-se à conclusão de que, após as oficinas, os alunos respondentes ao questionário demonstraram maior amadurecimento e conscientização quanto ao uso/desperdício da água. Suas respostas às mesmas questões, em geral, se mostraram mais bem justificadas. O produto de aprendizagem gerado: o Guia Educacional, teve por objetivo divulgar as estratégias, metodologias, oficinas pedagógicas temáticas, que foram desenvolvidas, no CEF Sargento Lima, para estudantes do quinto e sexto ano. Espera-se que outros professores possam replicar nas suas aulas sobre o uso sustentável dos recursos hídricos. O guia foi validado por uma comissão de professores que o avaliou positivamente. Conclui-se que a proposta é viável de ser replicada pelos professores, em outras escolas, virtual ou presencialmente com o retorno das aulas presenciais, com o auxílio do Guia Educacional.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional