A INTERFACE LITERATURA E ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NAS OBRAS DE AUTORES AMAZONENSES

MATEUS EPIFÂNIO MARQUES

KÁTIA VIANA CAVALCANTE

Aspectos Socioambientais

Estudos Socioculturais

Estudos Socioambientais

Cartografia Literária

Comunidade, Saúde e Ambiente

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2021

Esta dissertação apresenta um estudo sobre a produção literária amazonense que abrange aspectos socioambientais. Os estudos ambientais requerem reflexões interdisciplinares, deste modo tivemos por objetivo geral desenvolver um produto educacional que apresentasse aspectos socioambientais de obras literárias de autores amazonenses. Entre os objetivos específicos traçados destacamos: identificar e caracterizar os aspectos socioambientais recorrentes nas obras de literatura amazonense utilizadas no Ensino Médio. Para a consecução do trabalho utilizamos a abordagem qualitativa e a análise de discurso da Bardin (1977); além disso foi usado o método da aula invertida e de mapas mentais. A perspectiva qualitativa é essencial na discussão de dados e informações, uma vez que nos pareceu não ser prudente avaliar os aspectos socioambientais existentes nas obras literárias, sem considerar o contexto no qual estas ocorrem. Após a caracterização e análise das obras literárias selecionadas realizamos uma Oficina Literária Ambiental, em parceria com os docentes, os aspectos socioambientais foram divididos para três turma de discentes do Ensino Médio – EJA matriculados na Escola Estadual Corintho Borges Façanha no município de Tefé-AM. Desta forma, buscamos fazer a interdisciplinaridade do tema com o referencial teórico sobre a cartografia literária. Com a elaboração do Atlas de Representações Literárias do Amazonas, esperamos contribuir para a compreensão de forma lúdica o ensino da literatura com o ensino das ciências ambientais. O atlas trouxe vários benefícios para prática pedagógica, não só do docente, mas de toda comunidade escolar. Por outro lado, a participação dos sujeitos da pesquisa contribuiu para que eles aumentassem seu sentimento de pertencimento à Região Amazônica e, portanto, que eles a partir de agora, ajudem na defesa desta região. Além disso, buscou-se que os sujeitos entendessem que as descrições literárias têm enormes contribuições para a formação do imaginário de pertencimento, e ao mesmo tempo, levando uma educação mais crítica e reflexiva, desenvolvendo estudantes engajados na análise e transformação dos espaços ambientais locais.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional