A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APLICAÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS EM PARQUES URBANOS

LUCIANA BALEIXO DA SILVA

CRISTIANE DE PAULA FERREIRA

Educação ambiental

Parques urbanos

Jogo interativo

Ensino-aprendizagem

Educação não formal

PROFCIAMB UFPA

Ano: 2019

Estamos vivendo um momento de desequilíbrio e desarmonia com o meio ambiente, causado pela própria sociedade. Dessa forma, é necessário que haja uma busca para se alcançar um equilíbrio entre a relação homem e natureza, buscando alternativas sustentáveis e mudando o comportamento frente a essa problemática. A Educação Ambiental (EA) é considerada um instrumento indispensável para combater a crise ambiental no mundo e apesar de estar regulamentada para ser aplicada em todas as esferas da educação formal e não formal, percebe-se que ainda está caminhado a passos lentos, apesar das estatísticas retratarem outra coisa. Esta pesquisa pretende propor uma estratégia para potencializar a educação ambiental para alunos da rede básica de ensino, através da elaboração e aplicação um jogo de tabuleiro interativo em trilhas ecológicas em Parques urbanos. O jogo foi criado a partir da análise do parque e das trilhas já existentes, através de pesquisa exploratória, definindo a trajetória da trilha, os pontos de interpretação do jogo, o tempo estimado. A relevância do projeto está no fato de incorporar um elemento importante no ensino aprendizagem da educação ambiental, a Ludicidade, por meio da qual se pretende aumentar a compreensão dos serviços ecossistêmicos gerados pelos ambientes naturais. Com isso pretende-se tornar os participantes do jogo cidadãos mais conectados com a natureza e propagadores da Educação Ambiental.