A METODOLOGIA ATIVA (ABP) NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: PROJETOS SUSTENTÁVEIS COM PRODUTOS TÉCNICOS DE HORTAS MANDALAS AGROECOLÓGICAS NAS ESCOLAS


 

Autor:

ANA CAROLINA VILAR LESSA

 

Orientador:

ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA

 

Coorientador:

SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA

 

Palavras Chaves:

Ferramentas Pedagógicas

Agricultura Sustentável

Metodologias Ativas

Tecnologias Sociais

 

Linha de Pesquisa:

Não informada

 

Projeto Estruturante:

Não informada

 

Instituição:

PROFCIAMB UFS

 

Ano: 2021

Resumo:

 

As hortas mandalas agroecológicas são tecnologias sociais que permitem a produção de alimentos de origem animal e vegetal norteada pelos princípios da agroecologia, ou seja, sem adoção de agrotóxicos e priorizando a saúde ambiental de forma sustentável. As contribuições sociais desta tecnologia apresentam duas perspectivas, em que uma é a educacional, com o uso da horta mandala agroecológica implementada como ferramenta pedagógica através da ABProj, permitindo a contextualização em sala de aula de problemas envolvidos na cadeia de produção alimentar, que se inicia no campo e perpassa questões tecnológicas, financeiras e sociais. E outra perspectiva, relativa à discussão sobre segurança alimentar, melhoria da nutrição, erradicação da fome e a promoção da agricultura sustentável, como anunciado pela Organização das Nações Unidas/ONU no ODS-2 da Agenda 2030. Neste contexto, esta dissertação objetiva desenvolver projetos de tecnologia de agricultura sustentável com hortas mandalas agroecológicas, a partir da metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP), como contribuição aos processos de ensino e aprendizagem para o ensino das ciências ambientais. Esta pesquisa tem cunho bibliográfico analítico, com levantamento de dados e informações, a partir de registros disponíveis, executado mediante a consulta, análise e reflexão de temas específicos, a saber: ciências ambientais, desenvolvimento rural sustentável, agroecologia, tecnologias sociais, agrotóxicos, soberania alimentar, metodologias ativas. Os resultados confirmam os benefícios da adoção das hortas mandalas agroecológicas como tecnologias sociais capazes de promover a soberania e segurança alimentar em comunidades de agricultores familiares, conforme sinalizam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Além disso, constatou-se a importância da implantação das hortas mandalas agroecológicas como ferramentas pedagógicas, através da aprendizagem baseada em projetos e seu potencial em formar alunos com capacidade crítica de perceber e atuar sobre as questões sociais, econômicas, políticas e ambientais da sua comunidade. Por fim, evidenciamos a viabilidade de projetos de hortas mandalas agroecológicas como tendências à preservação dos elementos da natureza, ao passo que esse tipo de horta, proporciona a melhoria de renda e saúde ambiental nas comunidades atendidas.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional