A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ACERCA DA TEMÁTICA DENGUE


Autor:

ELIVALDETE BAÍA RIBEIRO

 

 

Orientador:

RONALDO ADRIANO RIBEIRO DA SILVA

 

 

 

Palavras Chaves:

Aedes Aegypti

Arco de Maguerez

Recurso Didático

Educação em Saúde

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Comunidades, Saúde e Ambiente

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPA

 

Ano: 2023

Resumo:

 

Esta pesquisa objetivou apresentar estudos acerca da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como atividades interdisciplinares para fomentar o debate sobre esse tema em todos os setores da sociedade e, especialmente, dentro dos espaços escolares. Para instrumentalizar a coleta de dados aplicou-se uma sequência didática, cujo objetivo foi verificar as contribuições que esta metodologia pode trazer ao processo de ensino e de aprendizagem, estimulando a formação de multiplicadores de conhecimento no ambiente escolar e em outros espaços de convivência. As experiências da sequência didática foram realizadas na Escola Municipal Palmira Lins de Carvalho, em Belém – PA, com educandos do 5º ano do Ensino Fundamental e gerou o produto final desta pesquisa. Durante a análise de dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, com enfoque na Metodologia da Problematização, usando como base o Arco de Maguerez, com técnicas de coleta e análises de uma observação participante. Os instrumentos de coleta de dados foram obtidos a partir do trabalho de campo com a aplicação da sequência didática, que foi desenvolvida em seis encontros de duas horas-aula cada. O produto educacional gerado foi denominado: ―A Metodologia da problematização: uma sequência didática acerca da temática dengue‖. O desenvolvimento de todo o trabalho e a etapa de validação do produto educacional mostraram que a sequência didática contribuiu efetivamente para a construção do conhecimento em Ciências Ambientais e potencializando o desenvolver habilidades sócio discursivas, para a interação e instrumentalização dos discentes, motivando-os à tomada de decisão e o envolvimento nas questões de ordem coletiva, bem como oportuniza aulas mais dinâmicas, interativas e contextualizadas, proporcionando momentos de aprendizagem significativas e relevantes para educandos e educadores.

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