A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DE FLUTUANTES E SUAS RELAÇÕES COM O RIO

Comunidade, saúde e ambiente

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2022

A presente dissertação apresenta um estudo sobre as relações dos moradores dos flutuantes com o Rio Tefé-AM e suas percepções ambientais. Deste modo o estudo apresenta como objetivo geral a elaboração de um material didático-pedagógico a partir das percepções dos moradores dos flutuantes e suas relações topofílicas com o rio e suas águas. Considerando o contexto amazônico, buscou-se apresentar a necessidade de novas estratégias de ensino que favorecem a apreensão dos estudos das Ciências Ambientais e que auxiliem na prática docente e no aprendizado dos discentes de forma significativa. A pesquisa se caracteriza como Estudo de Caso. Foi utilizada a abordagem quantiqualitativa com vista na perspectiva da complexidade sistêmica de Edgar Morin. Todos os dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo de Bardin(1977). A coleta de dados foi realizada com 34 sujeitos residentes nos flutuantes localizados na orla da cidade de Tefé no município do Amazonas, Brasil. Os sujeitos participantes foram agrupados em dois (02); Grupo de Sujeitos 01 Moradores dos flutuantes composto por 17 adultos, e Grupo de Sujeitos 02 formados por 17 crianças. Duas escolas de ensino fundamental forneceram os dados sobre alunos regularmente matriculados que apresentavam o perfil de morador de flutuantes. Entre as técnicas de coleta de dados aplicadas estão: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo, observação, entrevistas e questionários com perguntas semiestruturadas, além de atividades como Oficinas Pedagógicas que envolveram os sujeitos participantes. A partir dos resultados foi observado que os sujeitos possuem uma relação afetiva pelo local pelas experiências e vivencias que o ambiente os proporcionaram sejam elas físicas, emocionais ou simbólicas e que contribui para perceberem o aumento dos impactos negativos em decorrência da poluição do rio e das mudanças climáticas. Com a produção de uma História em Quadrinhos (HQ), a partir dos resultados e discussão da pesquisa, em que a narrativa, personagens, e cenário da HQ. Este produto educacional traz características do ambiente onde foi realizada a pesquisa, ou seja, o ambiente dos moradores dos flutuantes e o rio. Espera-se que o produto contribua para o ensino e a aprendizagem das ciências ambientais e que produza sujeitos com concepção de que a realidade é complexa, tudo é uma relação de interdependência, que se deve desenvolver a arte do bem viver consigo, com os outros e com o meio ambiente; e que promova escolas com ensino baseado na Aprendizagem Significativa, em que o contexto ambiental amazonense seja considerado.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional