A PERCEPÇÃO COM MAPAS MENTAIS, DE ASPECTOS AMBIENTAIS NA BACIA DO RIO ITAQUI, POR ESTUDANTES DO 6º ANO DO COLÉGIO ESTADUAL GUATUPÊ

MARGOT MARILENE MORAZ

ERNESTO JACOB KEIM

Mapa mental

Pertencimento

Sensibilização

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2020

O processo investigativo relatado nesta dissertação, está associado ao trabalho final como requisito parcial para a obter o título de mestre junto ao Programa de Mestrado Profissional em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), localizado no Polo UFPR Litoral tem como foco investigar a ampliação da capacidade de percepção das interações ambientais como agente fundamental das Ciências Ambientais pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Guatupê, em São José dos Pinhais (PR) a respeito do meio ambiente no lugar onde vivem, especificamente da Bacia do Rio Itaqui. Para tanto, o trabalho teve como ponto de partida a utilização de Mapas Mentais como recurso da cartografia para análise da percepção ambiental. A partir desse recurso cartográfico foi possível analisar a forma como os estudantes representam e compreendem o espaço vivido, em especial os fenômenos do seu cotidiano ambiental. Desse modo, a pesquisa teve a intenção de evidenciar a importância da utilização dos mapas mentais em sala de aula para percepção e interpretação do espaço geográfico como cenário privilegiado das Ciências Ambientais. O recurso utilizado mostrou ser um suporte importante para o professor no processo de ensino e aprendizagem do que caracteriza essa área do conhecimento, assim como também em outras ciências, que possam interagir com as questões relacionadas à vida com dignidade. Essa abordagem contribuiu para a sensibilização dos estudantes para a importância do cuidado nas relações ambientais e o papel de cada um nesse processo. Sendo possível uma interação com outras disciplina como processo interdisciplinar.